A análise vertical é uma das análises realizadas por meio de um balanço patrimonial. Embora seja praticamente uma subdivisão desse tipo de balanço, não deve, de maneira alguma, ser subestimada. É muito importante, consegue mostrar aspectos únicos de uma gestão.
Junto da análise vertical também existe a horizontal, porém é necessário que ambas não sejam confundidas, pois, se tratam de duas análises com naturezas bastante distintas. Por isso, entenda mais sobre essas duas análises, especialmente a vertical, e no que implica esse tipo de conceito financeiro. Confira!
O que é analise vertical?
Como já comentamos, a análise vertical se trata de uma análise financeira feita com base no Balanço Patrimonial. Serve para calcular o impacto de cada segmento tem sobre o lucro total de uma empresa.
Para entender melhor, uma empresa é composta por diversos segmentos ou ramos de atividades, e elas são fontes de rendas dos negócios, e cada empresa aplica o lucro de acordo com seu objetivo.
Mas, é necessário calcular todas essas informações e para isso que a análise vertical serve. Por meio de diversas ferramentas e técnicas, essa analisa identifica cada item e categoria de negócio da empresa e assim aplica o resultado de lucros da companhia.
Assim, uma empresa tem muito mais ciência dos impactos de cada uma de suas áreas no total do seu sucesso financeiro. Para aplicar novas ações ou saber a fonte de problemas que estão afetando a companhia.
Outro ponto é que a análise vertical leva esse nome devido ao modo que é calculada, ela segue a estrutura de ordem do organograma da empresa, de cima para baixo. E assim calcular cada setor, até chegar ao montante final.
Qual é a diferença entre análise vertical e analise horizontal?
Como vimos, a análise vertical serve para identificar entre o resultado geral de uma empresa onde cada item e categoria de negócio está implicado e qual a contribuição na estrutura comercial de uma empresa dentro do lucro total.
Já a análise horizontal visa entender como o total de lucro de uma empresa se comporta, não sendo necessário chegar a conclusão de como cada item específico impacta o resultado geral. Para essa análise se considera apenas o resultado em geral e a sua progressão.
Como podemos usar a análise vertical para avaliar uma empresa?
A análise vertical, como vimos, serve para identificar como diversos setores da empresa impactam o seu lucro no geral. É um índice excelente para se utilizar para entender melhor como determinada estrutura comercial funciona, sendo também um item indispensável quando utilizado em conjunto com a análise horizontal para os investidores da empresa.
Quais são as vantagens da análise vertical?
Uma das grandes vantagens da análise vertical é entender melhor e com mais propriedade cada um dos modelos de negócios que uma empresa utiliza. E claro, com isso também conhecer mais sobre a própria empresa.
Quais as desvantagens associadas à análise vertical?
Já entre as principais desvantagens podemos destacar que a análise vertical considera muito mais dados, logo a capacidade de chegar a algum resultado errôneo é muito mais fácil, devido ao volume.
Seja como for, a análise vertical é uma análise muito utilizada no meio econômico, e é muito útil. Logo esse tipo de diagnóstico deve ser utilizado por toda companhia para entender melhor sua própria estrutura.