A análise financeira é uma técnica que pode ajudar as empresas a aumentarem os seus lucros e reduzir os seus prejuízos. Uma empresa com uma organização financeira ruim não evolui e pode chegar à falência. Por isso, é importante conhecer técnicas que ajudem os empreendedores a gerir melhor a parte financeira de suas empresas.
É fundamental entender como funciona a análise financeira, para aplicá-la em seu negócio e aumentar a assertividade de suas decisões. A seguir, nós veremos qual o objetivo dessa análise, quais ferramentas são usadas e por que ela é tão importante. Confira!
Qual é o objetivo da análise financeira?
A análise financeira pode ser definida como uma técnica, cujo objetivo é estudar a parte financeira de uma empresa, para entender se ela tem ou não a capacidade de conseguir alcançar o seu objetivo, que obviamente é gerar lucro.
Ao fazer uma análise financeira, é possível ter uma visão ampla de como está a situação financeira atual da empresa. Dessa forma, é possível identificar possíveis problemas e criar estratégias para resolvê-lo. Além disso, a análise também tem como objetivo fornecer um controle maior das finanças da empresa e ajudar o gestor a tomar melhores decisões sobre seus gastos e investimentos.
Quais são as principais ferramentas da análise financeira?
Existem várias ferramentas que podem ser usadas para te ajudar a fazer uma boa análise financeira. Vamos citar agora as 3 ferramentas principais, são elas:
- Fluxo de Caixa: Relaciona todas as entradas e saídas financeiras de um negócio, para dar uma previsão de quanto a empresa terá no futuro;
- Controle de custos: Ferramenta que avalia se a empresa está gastando corretamente seus proventos e se o valor dos produtos vendidos condiz com a realidade atual da empresa;
- Balanço patrimonial: Avalia qual é a atual situação financeira da empresa, e mostra seus lucros, gastos e o valor real do seu patrimônio.
Ao usar essas ferramentas, é possível obter dados precisos sobre a situação financeira atual da empresa e previsões de sua evolução.
Como a análise financeira pode ajudar a tomar decisões de investimento?
Como mencionamos, através da análise financeira é possível obter um relatório completo sobre a parte financeira da empresa, com dados que mostram qual é a sua situação atual e como ela deve estar no futuro.
Ao obtermos um relatório que mostra que a empresa tem boas previsões para o futuro, é possível decidir melhor sobre investir ou não naquele negócio.
Qual é a diferença entre análise financeira e análise de balanços?
A análise financeira busca fazer um relatório sobre a situação atual da empresa, para saber se ela tem ou não uma boa perspectiva de lucro. Já a análise de balanços busca obter essas previsões por meio de relatório do passado, e verifica se a empresa possui constância em suas receitas.
Por que é importante fazer uma análise financeira antes de investir em uma empresa?
Investir em uma empresa sem fazer uma análise financeira, pode ser perigoso e gerar grandes prejuízos. Isso porque aquela empresa pode ter problemas financeiros que só podem ser identificados por meio da análise. Portanto, é fundamental fazer uma análise financeira para saber se aquele negócio tem ou não a chance de dar lucro.
Portanto, a análise financeira pode ser útil tanto para um gestor obter o controle financeiro da sua empresa, como para um investidor tomar melhores decisões sobre onde irá aplicar o seu dinheiro.