Fazer uma análise financeira é de total importância para maximizar os lucros de um negócio e evitar que a sua empresa se encontre em cenários muito instáveis, o que é um fato muito comum, principalmente no caso de companhias mais novas.
Por causa disso, é de praxe ver várias empresas à procura de profissionais capazes de fazer uma boa análise financeira. Com o objetivo de lhe conscientizar, preparamos este artigo tanto para definir o conceito como para mostrar as formas de aplicar o conhecimento dessa análise na sua empresa. Acompanhe a seguir.
O que é a análise financeira?
Para começar, vamos explicar o que seria a análise financeira. Certamente você já viu em reuniões — ou até mesmo em filmes que envolvem negócios — aquele monte de gráficos que mostram a margem de lucro da empresa em um período ou então o percentual de endividamento em um certo tempo e vários outros dados do tipo.
Todos esses índices que citamos fazem parte da análise financeira, ou seja, a avaliação da estabilidade de um negócio. De uma maneira geral, esse conceito pressupõe o uso de várias ferramentas para determinar o potencial de lucro de um negócio, levando em conta o contexto e outra série de dados que a empresa produziu ao longo de certo período de tempo.
Como a análise financeira funciona?
A partir do que falamos anteriormente, você pode notar que a análise financeira se dá através da avaliação de vários dados que serão coletados pelos profissionais da empresa ou por uma equipe própria para isso. São três pontos principais que determinam a Análise financeira:
- Equilíbrio econômico;
- Crescimento;
- Indicadores econômicos.
Cada ponto dessa lista contém dados que precisam ser analisados pelo empresário ou suas equipes para julgar o cenário de estabilidade do negócio. Devido ao excesso de informações, separamos as explicações da lista em tópicos separados. Confira:
Equilíbrio econômico
Esse fator diz respeito ao quanto a empresa está estável em suas despesas e a sua relação com o mercado. Usamos dados como: custos variáveis e fixos, faturamento periódico, margem de contribuição, lucro operacional, entre outros. Isso tudo para medir o equilíbrio da companhia.
Crescimento
Esse índice, por sua vez, aborda sobre as chances de crescimento da empresa quando consideramos o cenário em que ela se encontra. Muito semelhante ao último item da lista, o crescimento utiliza dados tanto do equilíbrio como dos indicadores econômicos para avaliar a possibilidade de desenvolvimento da companhia.
Indicadores econômicos
Existem 4 indicadores econômicos que são essenciais para dizer o quanto o seu negócio se desenvolveu em um período. São eles:
- Liquidez;
- Atividade;
- Rentabilidade;
- Estrutura de capital;
- Endividamento.
Viu a quantidade de dados para investigar as chances de crescimento de um negócio? Por isso recomenda-se que o empresário esteja preparado para avaliar todas essas questões com os próprios conhecimentos ou possua uma equipe própria para isso.
Qual é o objetivo da análise financeira?
Com a definição em mente, é notável que a principal ideia da análise financeira é proporcionar um quadro geral da atual situação da empresa em relação às suas finanças. Por conta disso, é preciso ter bastante atenção ao escolher a equipe responsável por montar a análise e, por mais difícil que possa parecer, mudar a dinâmica empresarial caso isso seja necessário, a fim de estabilizar as contas.
Quais os tipos de análise financeira?
Com tudo que comentamos sobre análise financeira, cabe falar sobre os seus tipos. Vamos começar pela Análise de Tendências, que propõe levantamentos a respeito do provável crescimento da companhia no futuro, através de dados históricos.
O segundo tipo é a Análise de Demonstrativos financeiros de tamanho comum. Apesar do nome extenso, os profissionais que optam por esse tipo vão analisar dados como balanço patrimonial e outras informações percentuais para determinar a estabilidade do negócio.
Para fechar com chave de ouro, temos a Análise Comparativa, o famoso Benchmarking, que é um tipo muito optado pelos analistas, visto que ela basicamente compara o desempenho de sua empresa com outras do mesmo ramo.
Tendo essas informações em mente, podemos perceber que a Análise financeira é essencial para revelar como uma empresa está no mercado. E você? Já conseguiu aproveitar toda essa variedade de conceitos para maximizar seus lucros? Então não deixe de compartilhar nosso texto em suas redes para ajudar quem mais precisa desse conteúdo!