Quer saber tudo sobre análise ergonômica do trabalho? Então você está no lugar certo! Preparamos esta matéria exclusiva com tudo o que você precisa saber sobre este assunto que ainda preocupa muita gente.
O risco ergonômico é um dos principais fatores de risco avaliados em uma empresa. Apesar disso muitos funcionários acabam não seguindo as recomendações e normas e por consequência precisam ser afastados de suas atividades.
Veja agora o que é e qual a importância de uma análise ergonômica em seu ambiente de trabalho. Minimize os riscos a sua saúde e veja as melhorias em sua qualidade de vida.
O que é?
A análise ergonômica do trabalho é um parecer por via documental indispensável para o funcionamento de qualquer empresa. Neste documento são avaliados os riscos a saúde dos profissionais que estarão atuando de maneira direta na produção.
Sendo assim, a utilização de equipamentos e máquinas de cada setor da empresa seja no escritório no uso de computadores ou dentro da produção utilizando máquinas que oferecem risco a vida.
Sem esse documento qualquer empresa de grande porte pode ser multada pelas autoridades competentes. Correndo ainda o risco de ter suas atividades suspensas por descumprir as diretrizes de leis do trabalho.
Quem pode fazer?
A análise ergonômica do trabalho só pode ser feita por profissionais devidamente qualificados e com registro em conselho. Consultorias de segurança no trabalho podem emitir esse documento.
Engenheiros devidamente registrado com pós graduação em segurança do trabalho é um dos profissionais que está apto a realizar esta vistoria e emitir as licenças devidas. O técnico de segurança do trabalho devidamente registrado também é um profissional apto a realizar essa vistoria.
Vale lembrar que esse documento é importante para empresa, pois em caso de acidentes graves ou de processos se houver qualquer tipo de irregularidade a empresa deverá pagar multas gigantes além de indenização ao funcionário afastado.
Como saber se a empresa que trabalho respeita as regras?
Para saber se a sua empresa está de acordo com essas regras basta consultar a documentação e os registros da empresa junto a justiça do trabalho e/ou outros órgãos competentes do governo.
Fora isso, através do CNPJ da empresa é possível consultar na receita federal e verificar a natureza de atividade, se estiver ativado e devidamente registrado é provável que a documentação esteja toda em dias.
Mas caso perceba que existe algum risco é importante denunciar antes que um sinistro eventual possa prejudicar a sua saúde ou a saúde de seus funcionários.
A quem denunciar?
Para fazer uma denúncia quanto a salubridade ou até mesmo a condições de trabalho irregulares o trabalhador deve procurar o Ministério do trabalho. Ao fazer uma queixa o Ministério enviará à empresa um auditor que vai inspecionar o local e verificar se a denúncia é realmente válida.
Caso seja realmente constatado que existem irregularidades quanto a análise ergonômica do trabalho mostradas em documento e verificadas na prática a empresa pagará multa e será notificada de um prazo para que as alterações sejam feitas.
Muita gente ainda se pergunta se nesse casos cabe indenização ao trabalhador. A verdade é que infelizmente não! Mas o trabalhador poderá utilizar dessa denúncia como prova de que foi submetido por determinado tempo a um ambiente de trabalho em desacordo com o que estava prescrito no contrato ou regulamento da empresa.
Como melhorar a minha postura?
Muita gente se pergunta como melhorar a sua própria postura, mas não sabem sequer por onde começar. É importante saber que além de saber a postura mais adequada para você trabalhar o risco ergonomico existe dentro e fora da empresa.
Assim atividades físicas como musculação podem ajudar a fortalecer o seu corpo e reduzindo o risco a sua saúde e melhorando a sua qualidade de vida.
Análise ergonômica do trabalho e muito mais!
Se você chegou até aqui agora sabe bastante sobre análise ergonômica do trabalho, se quer mais informações como essa, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como abrir um MEI.