Análise de risco: o que é e quais os tipos?

análise de risco o que é e quais os tipos

Fazer uma análise de risco pode te ajudar a tomar melhores decisões para o futuro da sua empresa. Ao gerir uma empresa, é comum que todos os dias tenhamos que tomar decisões diferentes. Cada decisão possui o seu próprio risco, que se for identificado logo, pode ser enfrentado com boas estratégias.

Por isso, para identificar esses riscos, avaliá-los e criar estratégias para se proteger de impactos negativos no seu negócio, existe a análise de risco. Quer saber mais sobre esse processo? Então acompanhe o texto para entender como funciona, qual objetivo e como é feita!

O que é análise de risco?

Podemos definir a análise de risco como um processo, feito por profissionais que avaliam quais as chances de um determinado evento negativo acontecer durante uma ação realizada pela empresa.

o que é análise de risco
Análise de risco. Fonte/Reprodução: original

Todas as partes de uma empresa contém riscos, portanto, essa análise pode ser aplicada em praticamente todos os setores do negócio. A Análise de risco pode identificar riscos de prejuízo na parte financeira, problemas que ameacem a segurança dos trabalhadores ou riscos envolvidos em um determinado projeto que a empresa pretenda executar.

Quais são os principais tipos de risco?

Antes de começar a fazer uma análise de risco é preciso saber que existem vários tipos, são eles:

  • Riscos individuais: Esse tipo se aplica um único setor da empresa, mas pode se agravar e afetar todo o negócio;
  • Desconhecidos: Riscos não previstos que surpreendem os gestores com consequências positivas ou negativas;
  • Conhecidos: São os riscos já identificados, que permitem ao gestor se antecipar e tomar ações contra eles com mais facilidade;
  • Negativos: Esses riscos podem ameaçar toda a parte financeira da empresa, ao dificultar a sua gestão e prejudicar a sua imagem.
  • Positivos: Já os riscos positivos são favoráveis e podem se transformar em boas oportunidades de negócios.

Ser capaz de antecipá-los garantirá à empresa mais assertividade em suas ações.

Como é feita uma análise de risco?

Para fazer uma análise de risco é preciso conhecer as suas etapas e usar as ferramentas corretas, para garantir que o processo seja bem feito, e o resultado obtido seja o mais preciso possível. Podemos resumir as etapas envolvidas na análise de risco em:

  • Escolher qual projeto ou situação será analisada;
  • Identificar os seus riscos;
  • Determinar o grau de cada risco identificado;
  • Criar estratégias para lidar com os riscos;
  • Fazer uma documentação da análise.

Por fim, execute a sua ideia de acordo com os resultados obtidos na análise de risco.

Quais são as principais ferramentas de análise de risco?

Uma das principais ferramentas é a FMEA, a análise dos modos de falha e efeitos. A função da FMEA consiste em avaliar os erros de uma determinada operação, para fazer correções e propor soluções que vão evitar que os erros aconteçam. Essa ferramenta é constantemente usada pelas indústrias para identificar consequências de possíveis erros em um determinado processo.

quais são as principais ferramentas de análise de risco
Principais ferramentas de análise de risco. Fonte/Reprodução: original

Outra ferramenta muito utilizada nas análises de risco é o check list que, apesar de simples, é muito eficaz. O check list consiste em uma série de documentos que contêm as ações tomadas pela empresa para lidar com erros no passado.

Com o check list, a empresa pode verificar se as mesmas ações podem ser tomadas para lidar com o risco atual. O check list também pode ser de grande ajuda para definir qual é o grau daquele risco, ao compará-lo com situações já enfrentadas pela empresa anteriormente.

Qual é o objetivo de uma análise de risco?

O objetivo da análise de risco é ajudar a empresa a se prevenir de possíveis impactos negativos gerados por uma determinada ação. A análise ajuda o gestor a criar melhores estratégias e lidar com situações adversas, por mostrar com antecedência que ela aconteceria.

Portanto, é fundamental para uma empresa fazer uma análise de risco antes de tomar uma decisão, ou mesmo em seus processos cotidianos, para se prevenir e criar estratégias contra possíveis situações negativas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo