Os recibos bancários são amplamente utilizados em vários métodos de pagamento. De acordo com as instruções normativas do banco central, ele apareceu em outubro de 1993.
Desde então, muitos pagamentos podem ser feitos por meio de contas eletrônicas, inaugurando a era da economia digital. No entanto, para aproveitar ao máximo esse recurso, é importante entender como funcionam os documentos bancários. Por exemplo, os bancos oferecem serviços específicos para quem deseja gerar boletos.
Eles podem ser publicados pelo sistema da organização ou serviços externos. Então, você quer entender como os recebimentos bancários usam os recursos da melhor forma? Veja o que preparamos para este tema!
Como funciona o boleto bancário?
Você sabia que o Brasil é o único país que usa a nota fiscal como forma de pagamento? Sim, nosso exclusivo! Este é um método que qualquer empresa pode usar. Para isso, basta ir a uma agência bancária para abrir uma conta-corrente. Depois é só habilitar o serviço. Você pode sacar o boleto no banco ou serviço de ‘internet’, por exemplo, inovação nossa!
Após o recebimento do pagamento, a agência depositará o crédito em sua conta-corrente. Tudo isso está relacionado ao período de indenização firmado no contrato. Muito prático, não é? Para usar o recibo do banco correto, também é importante entender os campos de informações obrigatórios.
As especificações orientam a identificação e o pagamento.
Olha só o que você encontra no boleto:
- Sacado: Nome do pagador e CPF, ou CNPJ (se pessoa jurídica);
- Código do cedente: O número da conta bancária da pessoa que emitiu o recibo bancário;
- Valor do boleto: É o valor a ser pago e compensado;
- Data de vencimento: É o prazo para pagamento de documentos bancários sem juros ou multas;
- Nosso número: É o número de identificação da instituição que gerou os documentos bancários, utilizado para controle de pagamentos e segurança para empresas e consumidores;
- Linha digital: É a representação digital do código de barras.
O primeiro representa o número do banco emissor e o último representa o valor do pagamento;
- Código de Barras: É um leitor ótico que otimiza a forma de pagamento e reconhece todos os campos numéricos, de 0 a 9;
- Juros e multas de mora: essas taxas de contrato são cobradas quando o pagamento está atrasado.
Serão cobrados juros e multas por cada mês de atraso.
Acessibilidade
Quando optamos por usar recibos bancários, facilitamos (muito) o pagamento. Afinal, isso pode ser feito com códigos de barras em smartphones, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correios e instituições relacionadas. Os pagamentos por boleto podem ser feitos por meio do Banco24Horas. Tudo depende da marca do banco ou cartão com o qual você abriu a conta.
Para mais informações, conheça os serviços que o Banco24Horas oferece para todos os bancos, fintech e bandeiras de cartão de crédito. Você ainda pode imprimir ingressos em casa ou em qualquer lugar com acesso à Internet.
Sem falar que você pode usar apenas o código sem papel. Para pessoas que não têm conta em banco, mas precisam fazer compras (online ou não), o boleto ainda é útil. Você já pensou nisso antes? Esta é também a função de pagamento mais utilizada pelas instituições públicas, permitindo aos cidadãos pagar impostos, guias de serviços e outras contas públicas.
Boas taxas
A taxa de pagamento por boleto bancário difere da taxa de cartão de crédito, ok? Portanto, esta é uma economia para você! As taxas cobradas pelas instituições financeiras são mais baixas. Por exemplo, as lojas virtuais oferecem esse método de pagamento porque oferece maior segurança na hora de vender. O valor das taxas pagas é geralmente fixo, portanto, oferecem uma oportunidade de oferecer descontos aos clientes.
Isso é ótimo, não é? Para facilitar a vida dos consumidores, eles podem pagar as passagens aéreas em poucos dias. Agora, passado o prazo, é melhor lembrar de cobrar uma taxa de juros sobre o valor total do documento.
Aumento da adesão
A empresa está sempre em busca de estratégias para atrair mais clientes. Por exemplo, quando incluem recibos bancários em seus métodos de pagamento, aumentam o público e vendem mais. O boleto é uma opção muito utilizada, pois além de dar prazo para pagamento à vista, normalmente também oferece desconto no valor da compra à vista.
Rapidez na liberação do pagamento
O boleto também agiliza a emissão de recursos a serem repassados à conta da empresa. Isso é muito benéfico para o fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa! Assim que o cliente pagar pela compra, o valor será depositado na conta corporativa no período especificado. Ou seja, todos ganham com esta forma de pagamento.
Segurança
Comprar por meio de boleto bancário permite fornecer dados com maior confiança. Por exemplo, isso ocorre porque o formato prioriza a privacidade e não requer informações bancárias. Esse é um grande benefício de estimular o uso de documentos bancários, principalmente quando o ambiente é virtual.
Mais importante ainda, o tíquete está registrado hoje, portanto, é seguro para você. Dessa forma, é menos provável que o pagamento seja transferido e menos provável que mude o valor. Esta é uma grande motivação para aumentar os métodos de pagamento corporativos.
Porém, aqui também é importante conhecer o boleto cadastrado, concorda? Quando uma fatura precisa ser gerada, a empresa responsável encaminha a remessa à instituição financeira. É uma evolução do pagamento eletrônico, proporcionando mais segurança e prevenindo fraudes.