Adiantamento de contrato de câmbio: como funciona e quais as suas vantagens?

adiantamento de contrato de câmbio como funciona e quais as suas vantagens

O Adiantamento de contrato de câmbio é um tipo de pagamento antecipado parcial ou total de uma mercadoria ainda em produção.

O processo de exportação pode demorar levando em conta o tempo que uma entrega pode transitar entre um país e outro. Por este motivo, o pagamento da importação é feito no momento da chegada do produto.

O adiantamento de contrato de câmbio foi criado para facilitar e organizar o processo de importação e exportação.

O que é um adiantamento de contrato de câmbio?

Também conhecido como ACC, o adiantamento de contrato de câmbio é o adiantamento do pagamento parcial ou total de uma exportação. Isso significa que o pagamento é feito antes da chegada do produto.

o que é um adiantamento de contrato de câmbio
o que é um adiantamento de contrato de câmbio

A conversão é feita pela taxa de câmbio e o valor é pago na moeda nacional, ou seja, em reais. Nesse sentido, se a compra foi feita em dólares, o valor será convertido em reais e o exportador fará o pagamento.

Como funciona um adiantamento de contrato de câmbio?

O exportador deve procurar por um banco comercial que possa realizar o contrato de câmbio. Para que o ACC possa ser feito, é necessário que o exportador atenda aos requisitos propostos pela instituição bancária.

Com isso, o financiamento pode ser feito com base no valor da exportação e o prazo máximo é de 360 a partir da contratação. A taxa de juros de um ACC é menor considerando o que é comum entre os financiamentos.

Quais são as vantagens de um adiantamento de contrato de câmbio?

O exportador pode contar com algumas vantagens ao contratar o ACC. Essa vantagens incluem as seguintes:

  • Taxas de juros menores do mercado;
  • Acesso a capital de giro;
  • Taxa de câmbio fixa (oferece proteção ao exportador até a entrega do produto).

O adiantamento de contrato de câmbio também oferece vantagens relacionadas à isenção de tributos e acesso ao financiamento antes do envio do produto em questão.

Quais são as desvantagens de um adiantamento de contrato de câmbio?

principal desvantagem na contratação de um adiantamento de contrato de câmbio é o limite de prazo.

Se o prazo de envio do produto for infringido, o valor do adiantamento de contrato de câmbio deve ser obrigatoriamente quitado. Nesse caso, existem multas e outros encargos.

Além disso, também existe outra desvantagem no ACC que é a análise de crédito. Esse é um dos requisitos para que o exportador tenha acesso ao financiamento. O contrato de um adiantamento de contrato de câmbio conta apenas com a confiança de quem está solicitando o crédito e dessa maneira é feita uma análise de crédito pelo banco escolhido.

Quais os riscos associados a um adiantamento de contrato de câmbio?

Existem alguns riscos relacionados ao adiantamento de contrato de câmbio. Para começar, existe a possibilidade da falta do pagamento por parte do importador, o não envio do pedido e até mesmo um cancelamento.

quais os riscos associados a um adiantamento de contrato de câmbio
Riscos associados a um adiantamento. Fonte/Reprodução: original

Muitos imprevistos podem ocorrer podendo prejudicar uma ou mais partes. Principalmente pelo fato de que o adiantamento de contrato de câmbio ser realizado antes do embarque, o que significa que é antes da venda oficial do produto.

Como pode ver, o aditamento de contrato de câmbio é um financiamento realizado no pré-envio ou embarque da produção. Ela precisa ser feita pelo importador e é necessário passar por uma análise de crédito.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo