acao preferencial o que e

Ação preferencial: o que é?

Entender o que é uma ação preferencial é fundamental para você que pretende começar a investir. Quando falamos da bolsa de valores nos lembramos de imediato das ações, já que existem milhares delas sendo negociadas diariamente. Porém, não existe apenas um tipo de ação. 

O mercado é composto pelas ações preferenciais e ordinárias, sendo que cada uma delas oferece direitos e benefícios diferentes para o investidor. Saber como funciona cada tipo de ação é fundamental para investir em ações que correspondem ao seu objetivo como investidor. 

Ao longo deste post, vamos entender como funciona uma ação preferencial. Conheceremos os benefícios que esse tipo de ação traz e veremos quais são os direitos desses tipos de acionistas.

O que é a ação preferencial?

Uma ação preferencial, como o próprio nome diz, é aquela que dá preferencia ao acionista durante a distribuição dos dividendos, os lucros que empresa divide com os seus acionistas. Junto das ações ordinárias, as ações preferenciais estão entre os principais tipos de ações, sendo uma das mais negociadas na bolsa de valores.

Para identificar uma ação preferencial na bolsa de valores, basta verificar se ela possui no fim da sigla o número 4, como, por exemplo, a PETR4, uma ação preferencial da Petrobras. Uma das principais características dessas ações está no fato da empresa poder recomprá-las no momento que desejar. 

Quais são os benefícios de possuir uma ação preferencial de acionista?

O maior benefício que uma ação preferencial pode trazer para o investidor é a prioridade no momento de receber os lucros. Não são todas as empresas que saem distribuindo lucros para os seus investidores, mas se isso acontecer, os acionistas preferenciais devem ser os primeiros a receber. 

A ação preferencial também costuma ter uma liquidez maior que as ações ordinárias. Isso permite que o acionista transforme o seu investimento em dinheiro de forma rápida. Essa liquidez também reduz o risco da operação, já que quanto maior for a liquidez de uma ação, mais fácil será para revendê-la caso julgue necessário. 

Além disso, se acontecer da empresa que emitiu as ações falir, os acionistas preferenciais devem ser os primeiros a serem ressarcidos do valor que investiram. 

Como os acionistas preferenciais podem exercer seus direitos?

O dono de uma ação preferencial tem o direito de ser o primeiro a receber em caso de uma possível distribuição de dividendos e também deve receber um valor cerca de 10% maior do que acionista ordinário. 

Portanto, se a empresa realizar uma distribuição de dividendos, os acionistas preferenciais podem acionar os seus direitos e serão os primeiros a receberem os seus valores, e como destacamos, isso também vale para um possível decreto de falência da empresa.  

Um investidor que compra uma ação preferencial deve estar ciente de que o seu único direito é ter preferencia nos recebimentos dos lucros. Por isso, esse tipo de investimento é recomendado para investidores que fazem operações a curto prazo. 

Também é importante destacar que as ações preferenciais são classificadas como exigíveis, com isso, a empresa pode recomprar as ações do acionista no momento que desejar. 

Os acionistas preferenciais têm algum controle sobre a empresa?

Se o investidor busca investir uma empresa para participar das suas decisões, não deve comprar uma ação preferencial. Isso porque esse tipo de ação não dá ao acionista nenhum tipo de controle sobre a empresa. 

Já os acionistas ordinários, apesar de terem prioridade menor na distribuição de dividendos, podem participar do processo de tomada de decisões da empresa. Dessa forma, os acionistas preferenciais não têm direito de votar nas assembleias corporativas, ficando à parte das decisões tomadas na empresa. 

Porém, existe uma exceção. Se acontecer da empresa passar mais de 3 anos sem realizar nenhuma distribuição de dividendos, o acionista preferencial ganha o direito de votar nas assembleias. Isso também pode acontecer caso a empresa emita registros de prejuízo com frequência. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *