SEMRush é uma ferramenta utilizada para monitorar e implementar o tráfego de conteúdo e acesso em seu blog. A implementação dessa ferramenta auxilia a potencializar outras estratégias, que também tem como finalidade aumentar a popularidade do seu conteúdo, tais como SEO.
SEMRush
Dentro do universo do Marketing Digital existem diversas ferramentas para alavancar um blog nos motores de busca e deixá-lo popular. O SEO é uma dessas estratégias, bem como a utilização de palavras-chave e o monitoramento de tráfego de conteúdo e acesso ao blog.
Sobre esse último: como monitorar quem acessa seu site já que você não possui esses dados facilmente? O SEMRush é a solução para esse impasse. Além disso, o aplicativo ainda auxilia no monitoramento das palavras-chave.
O que é?
SEMRush é uma ferramenta paga, e fornece dados relevantes de tráfego no seu site, além de disponibilizar dados sobre SEO e analise das palavras-chave. Mas qual a diferença dessa ferramenta para as demais, como a Ubersuggest?
Enquanto a ubersuggest faz o mesmo tipo de análise para o seu blog, o SEMRush faz essa análise tanto para o seu blog quanto para o dos blogs concorrentes. Para isso, no painel de pesquisa você poderá pesquisar por qualquer domínio e achará esses dados sobre ele.
Como funciona a ferramenta?
Essa plataforma é bem intuitiva. Então, para começar a usá-la primeiramente é necessário criar um conta, e logar no site. Por fim, encontrará essa configuração.
Basicamente você terá nessa tela:
- Barra de busca no topo: onde será possível buscar os dados por domínio ou por palavra-chave. Os resultados aparecerão distribuídos em painéis.
- Barra lateral: onde você encontrará as opções de análise.
Analisando domínios
Para obter dados de domínios basta ir até a barra de busca no topo e digitar o domínio que você quer, mas sem colocar o htpps:// e www., e selecione o país de origem do site. Em seguida, o SEMRush exibirá dados sobre esse site. Usamos como exemplo o domínio do hubspot.com, e encontramos esses resultados.
Nesses resultados é possível observar dados referentes a links pagos, backlinks, pesquisa orgânica e palavras-chave.
Resultado de pesquisa orgânica
Com relação ao tráfego orgânico podemos observar as seções de resultado:
- Principais palavras-chave orgânicas: mostrará as principais palavras-chave procuradas nos motores de busca, como Google, que levam a um site. Isso é muito importante visto que será possível entender o que mais traz tráfego para o domínio em questão.
- Distribuição por posição orgânica: nessa seção é mostrado um gráfico onde mostrará quantas palavras-chave seu conteúdo rankeia em cada posição.
- Principais concorrentes orgânicos: essa parte mostra os principais concorrentes para as mesmas palavras-chave que as suas.
- Mapa de posicionamento competitivo: mostra os principais concorrentes em forma de gráfico, onde cada concorrente se encontra em uma bola diferente. Nesse gráfico há as coordenadas “palavras-chave orgânicas” e “tráfego orgânico”.
Cada espaço desse pode ser expandido para melhor visualização e detalhamento de dados, bastando clicar em visualizar relatório completo.
Quando estendemos um dos resultados, por exemplo o resultado de palavras-chave orgânicas, podemos observar com detalhes quais os post que foram ranqueados, quais as palavras-chaves relacionadas a esses, suas variações e posições.
Resultado de pesquisa paga
Assim como o resultado da pesquisa orgânica, no resultado da pesquisa paga você obterá as mesmas seções.
Backlinks
Os backlinks desenvolvem um função primordial para a reputação de um blog: eles identificam para o motor de busca a autoridade de um site. Dessa forma, links que originalmente pertencem ao seu blog, e que possuem autoridade alta aumentam sua credibilidade.
No SEMRush existe uma seção destinada a mostrar os backlinks, quantos e quais domínios linkaram você. Portanto, é possível identificar de onde cada link vêm e para onde vão. Além disso, os relatório da plataforma mostra as mais importantes âncoras usadas. As âncoras nada mais são do que os textos os quais o seu texto faz conexão.
Outrossim, o SEMRush indica que tipo de backlink foi utilizado, se foi apenas texto, ou imagem. Isso é muito importante pois ajuda a identificar que tipo de mídia é mais popular no seu blog.
Análise de palavras-chave
Por meio do SEMRush também é possível analisar as palavras-chave e seus valores. Os valores podem ser taxas por meio do seu custo em Adwords, da dificuldade de ranqueamente, dentre outros.
Para fazer essa análise basta digitar no campo de busca a palavra que você deseja pesquisar. Em seguida, será gerado um relatório que analisará como essas palavras-chave se comportariam em seu blog.
Outras ferramentas
O SEMRush também possui outras ferramentas que possibilitam a análise de outros atributos, como a análise dos textos de anúncio e keyword magic tool.
Textos de anúncios
Esse espaço é destinado a quem utiliza o GoogleAds em seu site. Ele mostra, por meio de um relatório, os anúncios que possuem um link maior com os conteúdos disponíveis em seu blog. Portanto, essa ferramenta auxiliará você a elaborar melhor seus anúncios.
Keyword magic tool
Esse ainda está em teste na plataforma, entretanto, essa parte do SEMRush é imprescindível para melhorar as estratégias de escolha de palavras-chave. Para utilizar essa ferramenta, basta digitar uma palavra no espaço de busca, e a ferramenta de dá variações para a palavra.
Essa escolha realizada pela ferramenta auxiliará a aumentar o volume de busca do blog, e se baseia justamente no volume de busca, no percentual de dificuldade de ranqueamento da palavra e da densidade competitiva.
SEO Content Template
Esse espaço é destinado a quem está dando os primeiros passos na produção de conteúdo no universo blog. Essa ferramenta auxilia na produção de conteúdo e precisa agilizar esse processo.
Isso porque a mesma permite que você crie conteúdo otimizado para SEO a partir das palavras-chave que você deseja, oferecendo um modelo baseado nos melhores resultados do Google. Para realizar isso basta escolher uma palavra-chave, selecionar o local e língua. Depois disso o próprio aplicativo irá gerar um modelo com os dados fornecidos.
Obrigado por querer aprender sobre SEMRush
Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre SEMRush.