A profissão de contador está em extinção?

0 171

Com os avanços tecnológicos dos últimos tempos, muito se discute o futuro da profissão do contador. Uns defendem que logo ela será extinta, outros, no entanto, defendem que ela ainda se manterá. Por causa desse cenário de dúvidas, muitos profissionais da área ficam temerosos pelo futuro.

Mas, será que alguma das duas previsões feitas está mesmo correta? Confira aqui neste texto, os principais pontos que você precisa saber sobre a profissão do contador e ainda conheça qual a sua função.

Qual o principal motivo pelo qual a profissão de contador está em extinção?

Para começar, precisa-se entender o motivo pelo qual a profissão do contador apresenta perigo de extinção. A função exige uma alta quantidade de dados para se processarem, e devido ao desenvolvimento de ferramentas mais rápidas, que nos aprofundaremos mais adiante, muitos acreditam que o profissional não terá mais utilidade para o mercado.

Quais são as principais funções de um contador?

Agora que comentamos sobre o motivo da profissão do contador estar em perigo de extinção, vamos abordar sobre as tarefas dessa profissão e provar como ela não se acabará, para a pessoa que souber se modernizar com os novos tempos.

quais são as principais funções de um contador
Principais funções de um contador. Fonte/Reprodução: original

Muitos adotaram o estereótipo de que o contador é aquela pessoa que carrega papéis de contas, tributos e entre outras coisas, de um lado a outro para entregá-lo ao seu chefe.

Porém, a função primordial da profissão do contador é cuidar da estabilidade financeira de um núcleo, seja ele público ou pessoal, por tarefas, sejam tributárias ou de patrimônio, que trazem a estabilidade econômica.

Quais são as principais ferramentas utilizadas pelos contadores?

Artigos Relacionados
1 De 47

A partir das definições da profissão de contabilidades abordadas anteriormente, cabe comentar sobre as ferramentas que um contador necessita usar.

A primeira delas é um sistema de gestão de documentos, que oferecerá maior organização dos dados para serem processados. Se puder somar esse com um armazenamento em nuvem, tanto a sua segurança aumenta como também a praticidade.

A segunda ferramenta importante para um contador são as de escrituração contábil, que permitem um maior controle de prazos e dos registros das atividades econômicas da empresa.

Junto a esse, temos a terceira ferramenta que são os novos sistemas de cobrança que cobram automaticamente os valores dos serviços, o que garante maior segurança para os trabalhos em casa.

A quarta ferramenta que ajuda muito na profissão do contador são os sistemas modernos de folha de pagamento, que evitam erros numéricos que poderiam ocorrer caso feitos manualmente. Por fim, a última ferramenta são os vários sistemas de fidelizar clientes, o que garantirá sempre a existência de trabalhos para serem feitos pelo contador.

Como a tecnologia está afetando a profissão de contador?

Como dissemos na introdução deste artigo, o principal motivo é o desenvolvimento tecnológico que permitiu uma capacidade altíssima de processamento de dados numéricos pelas datas de maneira muito mais rápida, tarefa que antes era de responsabilidade do contador.

Qual o futuro da profissão de contador?

Com tudo que se mostrou no texto, percebe-se que o profissional de contabilidade que não se modernizar não será mais útil para as empresas que virão ou que estão em desenvolvimento. Porém, não há muita verdade em afirmar que a profissão do contador irá acabar em certo período de tempo, e o motivo disso são fatores humanos.

Acontece que as habilidades cognitivas que esses profissionais desenvolvem durante a sua formação e atuação são de extrema importância para qualquer companhia e podem se somar a um bom uso de aparelhos tecnológicos e softwares como dados salvos em nuvem, processos de dados em programas potentes, entre outras ferramentas.

Com isso, terminamos o texto por aqui. Espera-se que agora você saiba qual é o futuro da profissão do contador e saiba como o profissional dessa área deverá se portar futuramente. Não se esqueça de divulgar este conteúdo e sempre volte para este site quando precisar de informações de qualidade.

Deixe um comentário