A era do PIX: Como ele se tornou um vilão para as máquinas de cartão de crédito?

1 395

A tecnologia dominou muitas áreas diferentes de nossas vidas e hoje já é difícil imaginar algumas práticas do nosso cotidiano sem algumas vantagens tecnológicas, principalmente as financeiras como pagamento por PIX, cartão de crédito, ou outros tipos de transferência. Mas esses avanços geraram um certo conflito de interesses entre grupos tecnológicos, como é o caso das empresas de maquininhas de cartão e o PIX.

Caso você não saiba, o novo método de pagamento chamado PIX se tornou um sucesso tão grande que já começou a impactar de maneira negativa o faturamento dessas empresas de maquininhas de cartão. Se você quer entender mais sobre o assunto, nos acompanhe no artigo abaixo!

O que é o Pix?

Para quem ainda não sabe, o PIX é um SPI, um Sistema de Pagamentos Instantâneos. Esse meio de pagamento é 100% digital e funciona por causa de uma estrutura tecnológica disponibilizada pelo Banco Central. Esse método de pagamento é muito facilitado, praticamente não incide sobre ele nenhuma taxa e funciona para todos os bancos.

Como o Pix funciona?

Uma das maiores vantagens do PIX é o fato desse pagamento estar disponível em qualquer dia e em qualquer hora e ainda cair instantaneamente na conta das pessoas. Essa facilidade toda fez o PIX ser um dos métodos de pagamento preferidos dos brasileiros para tudo, desde comprar no mercado até para pagamentos mais informais.

como o pix funciona
Como o pix funciona. Fonte/Reprodução: original

Outra facilidade do PIX é a forma como a pessoa ingressa nesse sistema, sendo necessário apenas o cadastro em uma financeira como bancos, bancos digitais ou contas digitais por meio de uma chave. Essa chave pode ser seu e-mail, o seu número de celular, CPF ou até mesmo uma chave aleatória gerada pela plataforma.

Artigos Relacionados
1 De 122

Como o Pix pode ameaçar as empresas de maquininhas de cartão de crédito?

O povo brasileiro abraçou e adorou o PIX, mas quem parece não ter gostado nada deste método de pagamento são as empresas de maquininhas de cartão.

A tecnologia caiu como uma bomba no mercado financeiro e logo já levantou suspeitas de todos os lados, inclusive foi analisada de modo bastante profundo pelas diferentes empresas de maquininhas de cartão do Brasil que chegaram a conclusão que pelo menos 5% do seus pagamentos seriam substituídos pelo novo sistema.

Como as empresas de maquininhas de cartão de crédito viram a chegada do Pix?

Uma inovação tecnológica sempre chega causando algum tipo de alvoroço e discussão no mercado que irá recebê-la. Por isso algumas empresas de maquininhas de cartão já se anteciparam e desde o início já tentavam criar um meio de lucrar com o pagamento do PIX.

Acontece que isso ainda não é exatamente possível. As empresas de maquininhas de cartão ao receberem PIX em suas maquininhas e sistemas podem lucrar com o serviço, mas ainda não é disponível o lucro por transação como é o caso dos cartões de crédito ou mesmo de pagamentos no débito.

O que as empresas estão fazendo para não ficar para trás com o Pix?

Há aquela máxima que cita que quando não podemos com algum inimigos nós devemos nos juntar a eles. E é tão verdadeira essa afirmação que algumas maquininhas de cartão tentam ao máximo disponibilizar os métodos de pagamento por PIX em seus sistemas e máquinas, dando até mesmo algumas vantagens especiais como um pagamento parcelado pelo próprio PIX.

Mas talvez haja uma boa notícia para as maquininhas de cartão, afinal. Aparentemente o maior mercado das maquininhas, o varejo, é o que tem maior resistência ao método de pagamento do PIX. Então de todos os males, as maquininhas de cartão de crédito ainda tem um bom mercado garantido.

Mostrar comentários (1)