A digitalização do dinheiro: riscos e custos do dinheiro em papel

A digitalização do dinheiro riscos e custos do dinheiro em papel

É de fato impressionante o rumo quase que totalmente digital que o mundo hoje em pleno século XXI toma. Sem a menor dúvida, encontramo-nos em uma sociedade cada vez mais atrelada ao digital, inovações tecnológicas se mostram passam a ser uma rotina muito comum. Países como China, EUA, Japão e países europeus demonstram para onde a humanidade está caminhando. 

A digitalização do dinheiro riscos e custos do dinheiro em papel
Fonte/Reprodução: original

Mas, é claro, nem mesmo o antiquíssimo dinheiro conseguiu escapar das mãos da digitalização, convertendo-se em dados. Pagamentos sem a atuação do dinheiro físico marca uma presença considerável em nosso país. E se trata de um cenário que cresceu consideravelmente graças à pandemia, já que houve um aumento da preferência de pagamentos meramente digitais com o intuito de evitar ser contaminado pelo novo vírus. 

A digitalização do dinheiro passou a ser parte integrante de muitos países no mundo, incluindo o Brasil.

Quais são os riscos e custos do dinheiro em papel?

Um fator de suma importância que integra este novo processo de digitalização monetária é a questão dos custos que vem à tona na produção do dinheiro físico. Basta se lembrar de taxas como: produção, transporte, processamento, mineração dos metais, contagem e, obviamente, os impostos. 

Entre outros riscos e custos como a fiscalização e segurança exigidas em agências bancárias. Empresas foram feitas com o objetivo de lucrar e cortar custos é um dos principais meios para aumentar o lucro de companhias. 

Vantagens da digitalização do dinheiro

Além do corte de custos, há outras razões que compõem o motivo de uma transição para uma sociedade monetária muito mais digital. Motivos como: diminuição da criminalidade (queda de roubos, latrocínios e furtos), economia de tempo e, principalmente, praticidade.

O ser humano sempre teve aquela famosa necessidade de tornar algo mais prático, com o intuito de conservar um dos elementos mais significativos da vida: o tempo. Conservar mais tempo significa ter mais disponibilidade em realizar outras atividades, seja visando aumentar seu próprio ganho como aproveitar a própria vida. 

Talvez as razões que mais influenciam na atividade com dinheiro totalmente digital sejam a praticidade e a conveniência. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo