A CTPS é um documento válido para comprovar a idade?

A CTPS é um documento válido para comprovar a idade?

A CTPS nada mais é do que a sigla usada para nomear Carteira de Trabalho ou Previdência Social, o documento obrigatório para todo trabalhador brasileiro.

Com oportunidades de empregos à vista, dúvidas sobre a CTPS surgem, entre elas estão como conseguir tirar, quais os direitos que um trabalhador possui, quais documentos levar, o que é e se custa algum valor. Pois bem! Estamos aqui para responder essas dúvidas e permitir que você permaneça tranquilo em sua nova jornada.

O que é a CTPS?

A CTPS é o documento oficial que comprova a existência de contrato para trabalho, de forma que informa o tempo de serviço e garante os direitos do trabalhador.

Ela assegura seus direitos como salário regular, repouso remunerado, férias, seguro desemprego, décimo-terceiro, FGTS, aposentadoria, entre outros.

Com o desenvolvimento tecnológico, a CTPS não ficou para trás e já existe a digital, que pode ser emitida via internet pelo PC ou aplicativo de celular.

Com o sistema informatizado, a integração de dados ficou fácil. O cadastro reúne informações importantes como assinatura digital, número NIS ou PIS, endereço, telefone, CPF, qualificação civil, fotografia e impressão digital.

A emissão de papel da CTPS possui capa azul de matéria sintética e resistente, com plástico inviolável que ajuda a proteger suas informações correlacionadas à identificação profissional e qualificativa.

Qual a idade para ter CTPS?

A idade mínima para emitir a CTPS é de 14 anos. Menores de idade têm o direito de possuir a CTPS, que permite o ingresso do jovem no mundo empregatício.

A CTPS garante aos menores alguns direitos, mesmo que ele ingresse em um emprego temporário, além de definir regras próprias, diversas das aplicadas aos maiores de idade.

 

Estrangeiros também podem obter a CTPS, porém, precisam se enquadrar nas modalidades referente a solicitação, e cada uma consiste em características e exigências bem específicas.

Posso comprovar a idade com a CTPS?

Sim! Você consegue comprovar a idade com a CTPS, e não somente isso, como outras informações importantes que comprovam sua identidade.

Em 2008, a CTPS era emitida através do sistema informatizado, onde adquiria os dados de trabalhadores brasileiros por todo o país. Essa qualificação civil encontra-se repleta de dados como seu estado, local, nome completo e inclui a data de seu nascimento.

Quais são os documentos de identificação válidos?

Para pessoas que irão tirar a primeira via da CTPS, as documentações que devem apresentar são:

  • Comprovante residencial;
  • CPF;
  • Carteira de identidade original;
  • Certidão de nascimento/casamento.

Caso ocorra qualquer problema técnico no dia da emissão do documento, você precisará de uma foto 3×4 recente.

As pessoas que precisam tirar a segunda via da CTPS, as documentações que devem apresentar são:

  • Carteira de identidade original;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • Um documento que comprove a primeira via ou a CTPS danificada.

Em caso de perda, furto ou roubo da CTPS, você precisa apresentar um boletim de ocorrência.

Posso comprovar a idade com a CTPS?
CTPS digital Fonte/Reprodução: Governo do Brasil

O prazo para a entrega da CTPS varia segundo o local que você for emitir. Geralmente, leva em torno de 20 minutos, em locais específicos, após a solicitação, pode levar por volta de sete dias úteis e essa documentação é gratuita.

Como funciona a CTPS?

A CTPS é o documento que prova oficialmente as relações empregatícias que você possui, que reflete toda a vida profissional do cooperador. É nesse documento em questão que se registra as datas de início e fim de contrato, o cargo, o salário, as observações e detalhamento sobre a vida do trabalhador.

O funcionamento dela também permite o acesso sobre os direitos trabalhistas oferecidos pelo governo, o que faz dele um documento extremamente importante para as pessoas que buscam emprego ou já possuem um.


Comments

Uma resposta para “A CTPS é um documento válido para comprovar a idade?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *