Dicas para crescer na carreira

Dicas para crescer na carreira

Quando você decide seguir uma carreira, naturalmente seu objetivo é o topo, porém nem sempre é fácil alcançar esse objetivo e muitas pessoas acabam gastando grande parte de suas vidas presos em empregos que tem potencial mas que não se realizam.

Sendo assim é importante estar preparado para que você tenha realmente a oportunidade de crescer na carreira de forma linear, sem jogar anos de esforço no lixo e sem deixar que seu crescimento acabe estagnado.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre dicas de como crescer na carreira para você que sabe onde quer chegar mas não sabe como transformar esse caminho em realidade.

Criando um plano de carreira

Dicas para crescer na carreira
Dicas para crescer na carreira

Uma carreira não se trata apenas de um emprego, trata-se de um objetivo de vida, uma meta para ser alcançada ao longo da sua vida profissional que vai começar nos empregos de base e vai subir até os cargos mais altos de acordo com o que você seja alcançar e realizar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a carreira não é necessariamente uma forma de chegar ao topo e se tornar um líder na sua área, a carreira é uma representação daquilo que você deseja e portanto o topo da sua carreira tem que representar o conforto.

Ao criar o seu plano de carreira é importante definir onde você quer chegar, não tem problema algum em querer chegar ao cargo mais alto, mas também não tem problemas querer apenas alcançar o equilíbrio entre responsabilidades profissionais e vida pessoal.

Na hora de decidir qual o seu plano de carreira é importante considerar os seguintes fatores:

  • Custo de vida
  • Família
  • Equilíbrio de tempo
  • Responsabilidades acumuladas
  • Planos pessoais

Considerando os pontos listados acima você vai ser capaz de saber até onde vale a pena tentar subir em sua profissão para que sua carreira possa permitir a satisfação plena sem prejudicar sua vida pessoal.

Crescimento da carreira 

Dicas para crescer na carreira
Dicas para crescer na carreira

Algumas carreiras oferecem um crescimento planejado, nesses casos a própria empresa vai oferecer alternativas e tempo estimado de crescimento para cada função dentro da carreira que você vem seguindo.

Porém esta não é a única forma de conseguir ter um crescimento de carreira que possa atender suas expectativas, em alguns casos quando a empresa atual não oferece o apoio que você merece, pode valer a pena encontrar oportunidades em outras empresas e continuar crescendo.

Claro que nem sempre o crescimento na carreira depende de um emprego fixo, para algumas pessoas a carreira pode ser de freelancer ou mesmo como um empreendedor.

Passo a passo para o crescimento profissional

Agora vamos aprender qual é o método mais lógico para quem deseja ter um crescimento profissional bem sucedido.

  1. Descubra o caminho: Para crescer profissionalmente primeiro você precisa descobrir o caminho que vai te levar ao seu objetivo, esse caminho pode ser através de um emprego, uma carreira como freelancer ou mesmo abrindo seu próprio negócio.
  2. Estude os objetivos: O caminho para o topo é dividido em pequenos objetivos que vão servir como obstáculo e como meta, sabendo os objetivos você pode se planejar para ter um crescimento profissional mais equilibrado
  3. Controle as finanças: O crescimento profissional vai te fazer ganhar mais, porém ganhar mais dinheiro pode ser uma oportunidade ou uma armadilha, tenha controle das suas finanças, você nunca sabe quando vai precisar lidar com um contratempo na carreira.
  4. Faça o seu melhor: Chegar ao topo exige o esforço de uma vida, por isso se manter a motivação é difícil, mas fazer sempre o seu melhor vai garantir que você esteja no caminho certo e vai ser a única forma de ter certeza que você vai receber as promoções e vai ter chances de continuar subindo.

Agora conhecendo o passo a passo você pode finalmente começar a colocar em prática as dicas para subir na carreira e alcançar os seus sonhos.

Quero aprender mais!

Continue aprendendo sobre crescimento profissional, aproveite para ler nosso artigo sobre: Mentir no currículo- Vale a pena?


Comments

Uma resposta para “Dicas para crescer na carreira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *