59% dos alunos do 9º ano Fundamental são negros e pardos!

0

Dentro das salas de aulas, temos os alunos do 9º Fundamental pardos e negros que compõe cerca de 59% das turmas. No entanto, por mais que seja um número relativamente alto, precisamos fazer com que muitos outros alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e não é exatamente isto o que acontece em 2022.

Qual a porcentagem de alunos negros no 9º ano?

O percentual de alunos do 9º Fundamental negros atinge apenas 13%, que é uma numeração inferior ao de brancos que totalizam 29%. Precisamos entender o que realmente acontece na vida desses pré-adolescentes que não frequentam a escola, e averiguar os motivos para largarem os estudos.

As escolas brasileiras precisam ser mais incisivas ao que se diz respeito em trazer todos os alunos para a sala de aula. Não adianta permanecermos somente com a famosa frase: “se faltar demais a gente envia ao Conselho Tutelar”. As coisas não se resolvem assim, e estes alunos deixam de estudar para trabalharem e auxiliar no sustento familiar.

Você realmente acha que esse tipo de situação é normal? A desigualdade social no Brasil existe, por mais que hajam pessoas no poder que digam o contrário disso. É extremamente desagradável vermos que alunos negros tenham que se desdobrar em mil para conseguirem ter uma vida de qualidade no futuro, ao terem decidido não frequentar mais uma sala de aula. É um assunto grave e muito sério.

Qual a porcentagem de alunos indígenas?

Os alunos do 9º Fundamental que são indígenas atingem a porcentagem de 2%, que é um número extremamente baixo e que, se observarmos com outros olhos, veremos não haver uma inclusão social no Brasil como dizem ter.

molde renda 6

Cadê os demais indígenas pré-adolescentes e adolescentes que não vivem junto de suas tribos? Sabemos que eles estão inseridos na sociedade, mas você os viu em algum momento de sua vida? Sejam eles mestiços ou não? Cada pessoa tem um costume específico realmente, mas deveríamos ter escolas mais integrativas a estas pessoas.

A importância da diversidade nas escolas

Ter alunos do 9º Fundamental de todos os tipos é muito importante, pois precisamos criar e aumentar a diversidade étnica dentro das escolas. Quando isto ocorre, possibilitamos que os alunos possam realmente aprender novos conteúdos e que estejam inseridos dentro de uma sociedade.

A partir do momento em que não temos um número maior, significa haver problemas em alguma parte do Brasil e é a social. Precisamos nos unir para fazer com que este cenário mude e os números que te mostramos aumentem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status