56% dos alunos do 5º ano Fundamental são pardos e negros!

0

Atualmente, encontramos em numeração mediana os alunos do 5º ano Fundamental que são negros e pardos, que compõe juntos cerca de 56% das turmas. É uma diferença pequena se analisarmos o percentual das turmas do fundamental II e ensino médio, que falamos a vocês anteriormente.

Qual a porcentagem de alunos negros no 5º ano Fundamental?

Entre os alunos do 5º ano Fundamental negros das escolas públicas, vemos apenas 10% de estudantes inseridos dentro das escolas. É um número ligeiramente baixo, que chama facilmente a atenção de professores e demais profissionais que atuem no setor educacional.

Além disso, há alunos do 5º ano Fundamental que não quiseram responder à pergunta a respeito de cor/raça, que atinge cerca de 12% dos alunos. É comum que alguns tenham medo, se sintam desconfortáveis ou desconfiados e não consigam ter a confiança necessária em dar a resposta esperada.

Qual a porcentagem de alunos amarelos e indígenas?

Com relação aos alunos do 5º ano Fundamental, temos os amarelos e indígenas que compreendem apenas 3% cada dos estudantes em salas de aula. Mais uma vez, vemos que estes pré-adolescentes não são nem a maioria dos estudantes das escolas de rede municipal e estadual.

molde renda 8

Claro, a maioria dos indígenas possuem as suas tribos, nem todos frequentam a escola, porém há famílias que vivem inseridas na sociedade atual, e os filhos frequentam um colégio. Acontece que, nem todos podem se sentir confortáveis de responderem à pergunta, como mencionei a vocês mais acima.

Qual a porcentagem de alunos brancos?

Como sabemos, a maioria esmagadora está entre os 27% de alunos brancos, na sequência os alunos pardos com 46%. São números muito altos, que nos mostram parcialmente uma diversidade dentro de sala de aula, mas que deixa a desejar.

Foram cerca de 2 milhões de alunos da rede pública de ensino que participaram da pesquisa, e podemos perceber que as escolas precisam trabalhar mais em integração. A diversidade social não pode ser ignorada dessa forma, e todos precisamos levá-la a sério pelo bem da saúde mental de nossas crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status