5 dicas para fazer apresentações de sucesso

5 dicas para fazer apresentações de sucesso
5 dicas para fazer apresentações de sucesso! 

5 dicas para fazer apresentações de sucesso! 

Uma apresentação de sucesso requer planejamento para conseguir sair do ponto inicial até o ponto final sem se perder pelo trajeto. Ela precisa ter início onde introduz o tema, meio para desenvolver o assunto e fim para concluir. Confira as 5 dicas para fazer apresentações de sucesso independente do tema!

Como fazer uma reunião de forma criativa? 

O planejamento é o ponto-chave para organizar tudo o que será abordado. Após definir o tema, você pode pensar nos elementos que vão ajudar na interação do público com o tema.

Faça analogias, demonstrações, mostre um vídeo, faça brincadeiras e qualquer outra coisa para entreter quem está presente na reunião.

Como apresentar uma reunião para equipe? 

Ao preparar uma apresentação, o conteúdo deve ser bem delimitado. A pessoa responsável deve se empenhar para estudar sobre o assunto e estar disposta a responder as dúvidas que possam surgir. Usar o Power Point para ajudar é uma ótima forma de não esquecer os tópicos pertinentes.

Essa reunião direcionada para equipe precisa transparecer paixão pelo assunto e confiança sobre o que está sendo dito.

5 dicas para realizar apresentações de sucesso 

Os tímidos sofrem com apresentações em público. É o momento divisor de águas para pessoas com esse traço na personalidade, elas superam ou ficam reféns desse medo.

Observe abaixo, as 5 dicas para realizar apresentações de sucesso.

Definindo o seu conteúdo 

Sua apresentação precisa ser ajustada ao tempo que lhe foi disponibilizado. Se você tem apenas minutos, deve fazer uma abordagem bem superficial do tema. Agora, se tiver uma hora ou mais, o conteúdo precisa ser mais denso.

Não encha os seus slides com muito texto, alterne imagens e tópicos importantes. Se quiser vídeos curtos são bem vindos para demonstrar algum processo. 

Criando sua identidade visual 

Sua identidade visual está na forma que você se veste, paleta de cores que utiliza não só nas roupas, mas também nas suas redes sociais, marca e apresentações. Ela permite que você crie algo peculiar seu que faz as pessoas lembrarem de você por essa característica.

Treinamentos 

Se você é muito tímido existem cursos de oratória. Em casos de problemas com dicção, uma boa fonoaudióloga pode te ajudar.

Controlando sua ansiedade 

Até os profissionais mais extrovertidos revelam que já ficaram inseguros antes de subir no palco para fazer uma apresentação. Por que iniciantes não ficariam? Nossa mente cria diversas possibilidades de situações constrangedoras para afetar nossa confiança. O que afeta a ansiedade e proporciona o sentimento de incapacidade.

Controlando sua ansiedade 
Controlando ansiedade para melhorar a apresentação.
Fonte/Reprodução: original.

Mas você pode controlar isso, apenas ao relaxar ao escutar música, criar um mantra para eliminar os pensamentos negativos ou qualquer outra atividade que ajude a manter a concentração no seu objetivo.

Gestos corporais 

Mexer no cabelo ou ficar com as mãos muito presas ao corpo demonstra uma certa insegurança. Gesticule naturalmente para explicar e deixar sua apresentação menos monótona.

Como finalizar uma apresentação? 

Da mesma forma que iniciamos uma apresentação bem, precisamos encerrar melhor ainda. Existem algumas dicas para você colocar em prática!

Refrise sobre o seu produto 

Após uma boa apresentação, repita os tópicos mais importantes do seu produto de forma breve para não ser repetitivo.

Deixe o público pensando sobre o assunto 

Finalize a sua apresentação com uma pergunta desafiadora que tenha a ver com o tema. Pense em algo marcante que o público não vai conseguir esquecer.

Abra um espaço de perguntas e comentários 

Disponibilize um meio de contato ou um tempo após sua apresentação para tirar dúvidas.

Agradeça a presença  

Agradeça pelo tempo que essas pessoas disponibilizaram para assistir a sua apresentação. Se possível recompensá-las de alguma forma, não precisa ser algo material. Pode ser um e-book ou curso gratuito.

Siga essas dicas e comece a elevar o nível de sua comunicação. Pratique até conseguir falar sobre o assunto de forma simples e objetiva, esse é o verdadeiro sentido de apresentação de sucesso.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O que é a Amazon Ads?

O que é a Amazon Ads?

A Amazon Advertising ou melhor, Amazon Ads como é mais conhecido, é o serviço de publicidade da empresa de mesmo nome e funciona de forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status