5 Dicas de educação financeira para estudantes

5 Dicas de educação financeira para estudantes

Muitos fatores podem tomar a vida de um jovem universitário em caos: volume de estudo, estágios, primeiros empregos. Tudo acontece rápido, em meio a uma rotina frenética. Por isso pensar em finanças não é uma tarefa natural para a maioria. Mas, é especialmente nesse momento da vida que a educação financeira fará toda a diferença.

Abaixo, elencamos cinco dicas simples, que você pode colocar em prática imediatamente e que farão toda a diferença em sua rotina e trarão segurança financeira a longo prazo.

Faça um plano financeiro pessoal

Antes de tomar qualquer atitude, é necessário dar alguns passos para trás e avaliar como anda a sua financeira hoje. Primeiro de tudo, você deve fazer as seguintes perguntas: 

  • Qual é o meu gasto diário?
  • Qual é o meu gasto mensal?
  • Quais são os produtos/serviços que mais consomem minha renda mensal?
  • O que é supérfluo?
  • O que é prioridade?

Calcule e escreva o valor que responderá a cada uma dessas perguntas. A partir daí, trace o seu planejamento financeiro mensal. Um estudante universitário, por exemplo, gasta muito mais com xerox e livros do que com acessórios como brincos ou colares. Fazendo esses cálculos iniciais, você terá noção de quanto está gastando e de como impor limites aos gastos, de forma a economizar agora e realizar investimentos inteligentes depois.

Seja comprometido

Uma vez que você desenhou seus planos, agora vem a parte menos fácil: botar em prática. Torne a economia, no sentido de entender melhor sobre sua própria renda, em um hábito. Saber até onde vai sua renda é essencial para usá-la com maior mobilidade. Lembre-se que para que o planejamento funcione, é preciso assumir um compromisso com você mesmo. É a sua vida, o seu dinheiro, portanto a sua responsabilidade.

Prepara-se para os imprevistos

Mudanças nas circunstâncias acontecem com qualquer um. Sendo assim, munido de seu planejamento e disciplina, economize sempre que for possível, para que você enfrente um desemprego, uma mudança de cargo ou uma diminuição de salário eventual. Além disso, tenha o costume de reavaliar os gastos, rever os planos e buscar novas fontes de renda. O mais importante é saber que essas eventualidades, mas a sua rotina de educação é permanente. 

Saiba que o tempo é seu amigo

Se você está na faculdade, sabe que esse momento de estudo intenso e de mensalidades é temporário. Logo, é perfeitamente possível que o seu planejamento contenha esses custos contados, com um prazo certeiro. 

Sempre guarde dinheiro para custear seus estudos. Quanto mais você investe, menos sofrerá com os pagamentos.

Conte com as ajudas disponíveis

Vale a pena buscar uma ajuda no pagamento da sua faculdade. Existem muitos programas, tanto governamentais quanto dentro das próprias instituições de ensino, que garantem bolsas de estudo com descontos significativos e financiamentos que não cobram juros abusivos. 

Economia e investimento se traduzem em um pequeno esforço hoje que terá maravilhosas consequências amanhã. Quanto antes você decidir mudar a sua rotina financeira, mais cedo verá os resultados.Agora que você já viu o quanto essas dicas são simples, só resta implementá-las hoje mesmo!


Comments

2 respostas para “5 Dicas de educação financeira para estudantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *