Seus 40 anos são a reta final à medida que você se aproxima da aposentadoria. Neste ponto de sua vida, seus erros em suas decisões podem ter um grande impacto em seu futuro financeiro.
Agora é a hora de definir metas para ajudá-lo a alcançar o sucesso financeiro para a aposentadoria. Aqui estão algumas metas financeiras inteligentes a serem consideradas ao construir sua lista de prioridades financeiras.
1. Pague seus cartões de crédito integralmente
Os cartões de crédito podem ser uma ótima ferramenta se usados corretamente. Você pode usar pontos de recompensa para obter milhas de viagem grátis ou descontos.
A parte mais importante de usar um cartão de crédito é pagar o valor total a cada mês. Se você pagar apenas o mínimo todo mês, acumulará juros e correrá o risco de bater em sua pontuação de crédito.
Por que pagar em dia?
Ao fazer os pagamentos dos seus cartões em dia você garante não apenas o fim dos juros e das taxas, você passa a ter um maior controle das suas finanças ao mesmo tempo em que consegue boas vantagens e oportunidades ao utilizar serviços de crédito.
2. Pague todas as dívidas do consumidor com juros altos
O que é dívida do consumidor? Isso se refere às dívidas que um consumidor deve, em oposição às dívidas que uma empresa ou governo deve. Os exemplos incluem dívidas de cartão de crédito e empréstimos de pagamento fixo, como empréstimos para automóveis.
Uma das principais metas financeiras de curto prazo com as quais você deve começar é pagar todas as dívidas do consumidor. Não deixe que as dívidas em que você incorrer agora o impeçam de atingir seus objetivos financeiros de longo prazo.
Como a taxa de juros é calculada?
Para calcular a taxa de juros de um determinado empréstimo, você deve dividir o valor total dos juros acumulados em um determinado período pelo saldo devedor atualizado. Dessa forma, a pessoa pode descobrir qual é o custo percentual do empréstimo do recurso durante aquele período.
3. Comece uma corrida lateral
Ter um trabalho paralelo em cima do seu emprego regular ajuda você a economizar mais dinheiro para a aposentadoria.
Com um trabalho paralelo lucrativo, você pode ser independente financeiramente, mesmo depois de se aposentar do seu trabalho diário.
É muito melhor começar um enquanto ainda está empregado, para que você não se esforce para começar um mais tarde.
Por que ter um segundo emprego?
Ter um segundo emprego é um salva-vidas para muitas pessoas, especialmente para jovens profissionais, que não podem encontrar emprego a tempo integral, ou estão subempregados.
4. Aprenda algo novo
Faça questão de aprender uma ou duas coisas novas aos 40 anos. Aprender novas habilidades mantém sua mente afiada, o que define o tom conforme você envelhece.
Manter um conjunto de habilidades atualizado melhora sua capacidade de comercialização para empregadores ou clientes e pode lhe render mais dinheiro.
É necessário completar o treinamento?
Insira as informações em ordem cronológica, sempre da mais recente para a mais antiga. Se você concluiu o ensino superior (ou está estudando), não precisa apresentar um certificado de conclusão. A menos que seja um treinamento técnico relacionado ao trabalho.
Digite o nome do curso, o nome da escola e o ano de formatura (ou data prevista para a formatura). Desistências ou desistências não devem ser incluídas no currículo. Basta inseri-lo caso tenha interesse em retornar ao curso.
5. Peça um aumento
Se você tem o melhor desempenho em sua empresa, agora é o momento perfeito para pedir um aumento. Conseguir um e economizar pela próxima década ou duas pode ajudá-lo a alcançar sua meta de economia e aumentar o seu preço inicial.
Além disso, faça sua pesquisa para garantir que você realmente está recebendo o que vale. Se não for esse o caso, não hesite em pedir um aumento, uma promoção ou outro emprego.
Negociar o salario funciona mesmo?
Negociar o seu salário dá muito trabalho, mas com a estratégia certa, qualquer um consegue.
6. Avalie seus investimentos
Este também é um bom momento para avaliar suas contas de aposentadoria. Verifique se o investimento atende às suas necessidades, se as taxas são razoáveis e que tipo de combinação você obterá.
Você pode então decidir se pode manter o plano da empresa ou transferi-los para uma conta de aposentadoria sobre a qual tenha controle total.
Por que investir?
Além de garantir tranquilidade financeira, poupar possibilita a realização de sonhos. Com hábitos de poupança e investindo adequadamente, uma pessoa pode aumentar seu patrimônio pessoal e familiar, aumentando as chances de alcançar seus objetivos.
7. Aumente suas contribuições de aposentadoria
Provavelmente, a última vez que você aumentou suas contribuições para o fundo de aposentadoria foi durante os 30 anos.
Se você está ganhando mais dinheiro desde então, pode começar a aumentar o que investiu em seu fundo de aposentadoria. Coloque um pouco no seu ovo de ninho. Você pode colocá-los em seu 401k ou abrir um IRA.
Como aumentar as contribuições?
As regras de contribuição para o INSS podem ser bastante complexas se você nunca atentou para elas antes, sendo assim, é sempre interessante entrar em contato com a central telefônica do INSS através do número 135 e com isso descobrir uma forma de equilibrar suas contas.
8. Avalie suas prioridades
Seus 40 anos é um bom momento para pensar sobre o que é importante para você e o que deseja realizar.
O que importava quando você era mais jovem pode não ser tão importante agora.
Como definir as prioridades?
Vale a pena fazer uma reunião de família, converse com sua parceira ou parceiro e debatam o que é realmente importante, esta é a hora certa de entrarem em acordo e começar a planejar a velhice.
9. Tenha uma visão clara da sua aposentadoria
Uma boa referência para suas prioridades é sua visão do que você deseja que seja sua aposentadoria.
Quer seja em busca de uma paixão ou começando um emprego de meio período, faça os ajustes necessários para estar pronto quando chegar a hora.
Como planejar a aposentadoria?
Investir na aposentadoria antecipada é uma boa decisão para ajudá-lo a planejar a aposentadoria. Lembre-se de que quanto antes você investir, menor será o valor mensal que terá de investir. Sem falar que o retorno do investimento será muito maior no futuro. Nunca se esqueça da importância de pensar sobre o seu futuro com antecedência.
10. Não se esqueça do seu fundo de emergência
Economizar para a aposentadoria não significa negligenciar seu fundo de emergência. Na verdade, você deve considerar alocar uma parcela maior para ele à medida que envelhece e reabastecer os fundos depois de usá-los.
Como regra geral, seu fundo de emergência deve cobrir pelo menos seis meses de despesas de subsistência. Coloque-os em uma conta poupança e não toque nela se não for necessário.
O fundo de emergência precisa ficar no banco?
Se você tem dinheiro extra no banco, pode até considerar a possibilidade de alocar parte dele em um fundo de investimento. Não muito, pois você precisará dele para emergências reais.
11. Reduza seu estilo de vida
Estar na casa dos 40 provavelmente significa que você se estabeleceu em sua carreira e tem uma vida decente. Você pode até ter algum espaço para extras, uma vez que suas necessidades sejam consideradas.
No entanto, você deve evitar o monstro chamado inflação do estilo de vida, que acontece quando alguém aumenta seus gastos porque sua renda também aumenta. Quando você simplesmente deixa seu estilo de vida inflar sozinho, você não ganha nada.
Na verdade, você deve considerar reduzir o seu estilo de vida. Pensar nisso aos 40 anos, quando seus filhos provavelmente estão dando os primeiros passos em direção à independência, faz todo o sentido.
Por onde começar a reduzir o estilo de vida?
Pergunte a si mesmo se você realmente precisa de uma casa grande ou de vários carros. Seguir um orçamento e simplificar seu estilo de vida abre mais espaço para suas prioridades.
12. Banir taxas desnecessárias
É comum acumular taxas sem você perceber. Você pode estar pagando alguns extras na conta do telefone ou na corretora de investimentos.
Se você não tiver certeza, existem sites para ajudá-lo a descobrir o que você realmente está pagando.
Como descobrir as taxas desnecessárias?
Dê uma boa olhada em todos os seus extratos de faturamento e tente se livrar de todas as taxas desnecessárias para que você possa economizar mais a cada mês.
13. Tenha cuidado com o refinanciamento de saque
Ao fazer isso, você pode ficar tentado a sacar sua hipoteca.
O saque aumenta sua dívida e pode significar custos mais altos e períodos de empréstimo mais longos.
Quando posso fazer um refinanciamento?
Quando os pagamentos de empréstimos são difíceis para o seu bolso, o refinanciamento de empréstimos pode ser uma boa alternativa para reorganizar suas finanças. A solução permite melhorar os termos do contrato e ainda baixar a taxa de juros, o que o torna uma alternativa de crédito saudável.
14. Esteja atento a manutenção da casa
Certifique-se de que sua casa está em boas condições.
Faça os reparos necessários enquanto eles são pequenos para não acabar com uma conta de manutenção pesada perto da aposentadoria.
Como saber quando é hora de fazer manutenção?
O ideal é procurar um especialista, fazer uma revisão total na sua casa e anotar o tempo de duração e tempo de vida médio esperado para cada item que possa vir a precisar de manutenção, depois basta ficar atento às datas previstas e se manter no controle.
15. Cuide de seus outros móveis
Cuide também de seus outros móveis.
Quanto melhor você cuidar deles, mais eles duram.
Quando trocar um móvel?
Se você usa regularmente um móvel que está inteiro, então você não precisa trocar, utilize ao máximo cada coisa na sua casa, lembre, fazer valer o seu dinheiro é um caminho seguro para um futuro mais confortável.
16. Pense cuidadosamente sobre os custos de reforma da casa
Os custos de reforma raramente são um investimento. Você coloca algum dinheiro, mas não receberá os custos de volta.
Pense cuidadosamente e pese os prós e os contras de cada melhoria antes de decidir sobre seu próximo projeto.
Planejar e organizar
A reforma está sempre associada a entulho, poeira, barulho, sujeira e você não quer ser alvo de reclamações e críticas, certo?
Livre-se dessas dores de cabeça e avalie todos os processos inerentes ao seu trabalho, de forma organizada e completa. Esse planejamento será eficaz em todas as etapas desse esforço.
17. Escolha sua dívida com cuidado
Para abrir espaço para atingir metas financeiras inteligentes, pense cuidadosamente sobre as coisas pelas quais você está disposto a se endividar.
Um empréstimo a juros baixos para um empreendimento comercial pode ser útil, mas a dívida do consumidor pode ser um desastre em formação. Sempre considere como o que você deve afetar você a longo prazo.
Quando pedir um empréstimo?
O pedido de empréstimo pode surgir por vários motivos: para saldar uma dívida com taxas de juros mais altas, para comprar um ativo, para resolver uma emergência, para fazer uma viagem ou para reformar um imóvel.
18. Verifique seus ativos
Avalie seus investimentos e verifique se eles ainda fazem sentido em sua fase de vida.
Certifique-se de que você os diversificou adequadamente, não há sobreposição e eles se encaixam em seu perfil de risco. Faça os ajustes necessários, se necessário.
19. Não use fundos de aposentadoria para a faculdade
Se você é pai ou mãe, é difícil ver seus filhos lutarem na vida, especialmente com empréstimos estudantis.
A menos que você tenha 101% de certeza de que seus filhos irão apoiá-lo, não use seu fundo de aposentadoria para pagar os estudos universitários.
Uma escolha complexa
Você pode achar que é sua obrigação cuidar para que seus filhos tenham todas as oportunidades na vida e a faculdade pode mesmo ser um bom investimento para a educação. Contudo, você não deve usar o dinheiro da sua aposentadoria para isso, visto que você não tem como saber se seus filhos vão cuidar de você na velhice.
20. Não use fundos de aposentadoria para casamentos de crianças
Pelo mesmo motivo, também não use fundos de aposentadoria para pagar o casamento.
Os custos do casamento são sempre uma despesa.
Quem casa quer casa
Claro que você vai sentir a vontade de ajudar seus filhos neste momento novo da vida e a tentação de usar o seu dinheiro da aposentadoria para isso pode ser tentadora, mas não cometa esse erro, apoie seus filhos como for possível dentro de sua renda, mas nunca tire dinheiro da sua aposentadoria para gastar com festas.
21. Eduque, não habilite
Por outro lado, nunca é tarde para ensinar seus filhos a tomar boas decisões financeiras.
Incentive-os a serem financeiramente independentes para que possam se sustentar sem depender de você.
Independência é a chave
O treinamento deve ser feito gradualmente com missões adequadas à idade. Bebês estimulam a coordenação motora, pegando brinquedos e segurando talheres. Quando crescem, guardam os brinquedos, fazem os próprios almoços, fazem os deveres de casa sozinhos e só perguntam aos pais em caso de dúvida.
22. Não entre em pânico
Com a aposentadoria chegando, é mais fácil entrar em pânico quando o mercado muda de uma direção para outra.
Agora não é hora de entrar em pânico para vender seus investimentos.
O que é o Panic Selling?
Vender uma grande quantidade de algo devido ao medo de uma queda na demanda ou queda em seu valor de mercado.
Contanto que você tenha um plano sólido em prática, não há necessidade de ter medo de oscilações de curto prazo. Vender agora apenas o deixará em uma perda permanente.
Você pode remover a carga emocional que vem com o investimento em sites como o AssetLock. Lembre-se de que vender com base na emoção do dia é a maior queda de um investidor.
23. Obtenha ajuda financeira
Provavelmente, você tem mais ativos do que pode administrar sozinho.
Obter ajuda de um planejador financeiro é uma boa ideia neste momento, pois eles podem ajudá-lo a fazer um plano sólido sobre como gerenciar suas finanças pessoais.
Você não precisa de alguém para assumir o trabalho por você
Mas é uma grande ajuda sentar-se com um profissional e planejar a próxima década ou mais. Eles podem ajudá-lo a estabelecer metas financeiras inteligentes que podem ser atingidas e atingidas naquele ponto de sua vida.
24. Planeje sua vontade
Uma das coisas que você deve planejar é a sua vontade. Se você não tem um, escreva um agora.
Se você já tiver um, revise-o novamente e certifique-se de que ainda reflete seus desejos. Certifique-se de que seus ativos sejam transmitidos da maneira que você deseja.
A função do testamento
Um testamento ajuda a família a ajustar e manter sua propriedade em ordem após sua morte. Ter um significa que eles não terão que adivinhar para onde vão os ativos e acabar lutando por eles.
25. Procure ajuda para o planejamento imobiliário
Você também pode considerar a obtenção de ajuda de um especialista em planejamento imobiliário.
Eles podem ajudá-lo a investigar um trust ou avaliar os benefícios de presentear o dinheiro.
Um especialista vai ser fundamental
Um especialista também pode ajudá-lo a trabalhar em um testamento além de uma procuração de saúde, caso você não possa mais tomar decisões por conta própria. Isso pode dar aos membros da sua família uma orientação clara, caso as coisas aconteçam.
26. O planejamento tributário é uma meta financeira inteligente
O planejamento tributário não é algo em que muitas pessoas pensam, mas é uma meta a ser considerada conforme você envelhece.
Um profissional da área tributária pode ajudá-lo a descobrir como reduzir legalmente suas obrigações fiscais todos os anos.
A armadilha dos impostos
Menos impostos significa mais dinheiro para você guardar. Essa é uma meta inteligente.
27. Resolva Sua Cobertura de Seguro
Seus 40 anos são um bom momento para obter apólices de seguro em seu prato.
Se você ainda não os recebeu quando era mais jovem, agora é o melhor momento, pois esta é a última janela antes de seus pagamentos premium dispararem.
Talvez você não precise mais do mesmo tipo de seguro
Verifique se o seu carro ainda precisa de um seguro abrangente ou se o seu seguro saúde ainda atende às suas necessidades. Certifique-se de examinar todas as suas políticas e fazer as alterações necessárias quando necessário.
28. Considere obter seguro de invalidez
Envelhecer significa que as chances de ter problemas de saúde aumentam.
Ao contrário do seguro de vida, o seguro de invalidez oferece o dinheiro no momento em que você fica incapacitado.
Como funciona o seguro por invalidez
A invalidez permanente por acidente está assegurada como garantia adicional no seguro de vida. Com esta garantia, o segurado garante indenização proporcional à garantia básica (morte), limitada a 200%, pela perda ou redução da funcionalidade de um afiliado ou de uma entidade total ou parcialmente devido a um acidente.
29. Considere obter seguro de cuidados prolongados
Você provavelmente passará algum tempo em uma instituição de saúde em algum momento de sua vida.
Este seguro fica em um local mais acessível.
O que é um seguro de cuidados prolongados
Cuidados para a terceira idade ou para uma pessoa acamada é realmente caro, isso significa que nem sempre seus filhos vão ter acesso a esse tipo de cuidado e por isso mesmo você precisa se precaver, este tipo de seguro garante que você vai ter os cuidados que precisa pelo tempo necessário sem pesar no bolso dos seus filhos.
30. Renove Seu Seguro de Vida
Se você fez seguro de vida quando era mais jovem, é provável que ele esteja perto de expirar.
Neste ponto, considere renovar sua apólice de seguro de vida, especialmente se você tiver dependentes que precisam de cuidados prolongados.
Como funciona o seguro de vida
O seguro de vida é uma indemnização paga ao titular da apólice ou aos seus beneficiários, às pessoas que emprega. Nesse caso, o seguro de vida cobre especificamente a morte do proprietário. Outras coberturas podem ser incluídas no contrato, tais como: B. Auxílio funeral e invalidez.
31. Revise suas listas de beneficiários
Reveja sua cobertura de seguro e sua lista de beneficiários.
A lista de beneficiários substitui o que está à sua vontade, então é melhor revisá-la para garantir que tudo esteja em ordem.
O que é um beneficiário
Beneficiário, no sentido mais amplo, é uma pessoa física ou jurídica que recebe dinheiro ou outros benefícios de um fundador. O beneficiário do seguro de vida é, por exemplo, a pessoa que recebe a importância segurada após a morte do segurado.
32. Vá com calma
Economizar para a aposentadoria significa que você pode relaxar e descansar um pouco. Você passou seus 20 e 30 anos trabalhando e vivendo em um ritmo acelerado.
Agora é a hora de diminuir o ritmo e aproveitar os frutos do seu trabalho. Um ritmo mais relaxado é melhor para sua saúde a longo prazo.
33. Mantenha-se saudável
Se você quer aproveitar o seu futuro, cuide-se.
Faça refeições nutritivas e mantenha sua atividade física. Quanto mais saudável você for, mais poderá economizar.
34. Test-Drive com Mini Aposentadorias
Se você tiver os meios para fazer isso, considere fazer uma mini aposentadoria.
Trabalhe em alguma coisa, depois tire alguns meses para descansar e se recuperar e, em seguida, repita o ciclo.
Como planejar uma Mini aposentadoria
Isso exige um pouco mais de planejamento, mas é uma boa maneira de relaxar depois que seus filhos se mudam e você ainda for relativamente jovem para tirar o máximo proveito das coisas.
35. Refinanciar sua hipoteca
Considere refinanciar sua casa se as taxas de hipoteca caíram desde que você a comprou. No entanto, evite sobrecarregar-se com outro empréstimo de longo prazo.
Apenas financie um termo que seja mais ou menos parecido com o que você deixou para economizar nos juros.
Empréstimos e financiamentos
Chegou o momento em sua vida em que você tem vantagens em pagamentos de empréstimos e refinanciamentos, então tire proveito dessas vantagens, procure financiar tudo que for possível e encontre as melhores taxas para diminuir suas dívidas e aumentar sua economia.
36. Mantenha a mente aberta
Ser flexível mantendo a mente aberta é uma característica importante.
Ser flexível em tudo o que a vida lhe oferece pode ajudar a melhorar sua vida pessoal e profissional.
Aproveitar as oportunidades
Você nunca sabe quando uma grande oportunidade vai surgir em sua vida, naturalmente isso significa que você precisa sair do lugar comum e fazer o seu melhor para reconhecer opções e oportunidades que estão fora do seu padrão, mantenha a mente aberta, continue aprendendo e aproveite cada nova vantagem.
37. Experimente coisas novas todos os dias
Você não pode crescer se não tentar coisas novas.
Mesmo passos aparentemente pequenos e simples se acumulam com o tempo, então não tenha medo de sair da sua zona de conforto de vez em quando.
Experimentar faz parte do planejamento
Sua aposentadoria é o momento mais planejado da sua vida, mas normalmente é nesta idade que as pessoas mais tem tempo para experimentar, aprenda a ter em si o hábito de fugir da mesmice, assim você vai ter muito mais vigor nesta nova fase da sua vida.
38. Fique por dentro da tecnologia
Como vivemos em um mundo cada vez mais digital, é especialmente importante manter-se atualizado com a tecnologia.
Isso ajuda sua mente a se manter fresca e permite que você acompanhe os tempos.
Evoluindo todo dia
Não trata-se apenas de ficar por dentro das formas de comunicações, existem milhares de formas de se preparar para o dia a dia se você conseguir se manter interessado e testando novas tecnologias, afinal de contas você vai ter muitas novidades para a frente.
39. Pare de acompanhar os vizinhos
Agora é a hora de parar de avaliar sua situação financeira com outras pessoas.
Comparar-se com os outros impede que você aproveite seu dinheiro e só gera ciúme, o que só trará negatividade para sua vida.
Seja seu próprio exemplo
A idade de se espelhar nos vizinhos e amigos, querer ter tudo que os outros tem é parte do seu passado, ao chegar nesta idade você deve ter sua própria personalidade e objetivos, lembre-se de encontrar seu ritmo e ficar feliz consigo mesmo.
40. Aproveite os frutos do seu trabalho
Não se esqueça de aproveitar seu dinheiro agora.
Você trabalhou muito para chegar onde está e não tenha medo de se dar ao luxo de vez em quando, quando tem dinheiro extra para isso.
Aproveitar não é o mesmo que parar
Você pode e deve aproveitar os frutos do seu trabalho se parar de ser produtivo, na verdade é fundamental se manter sempre produzindo, criando e mostrando para si mesmo do que você ainda é capaz, encontre o ritmo que vai te deixar feliz e confortável com sua nova idade.
Essas são apenas algumas das metas financeiras inteligentes que você pode alcançar aos 40 anos. Lembre-se de que mesmo um pequeno passo pode ajudá-lo a atingir as metas financeiras de longo prazo necessárias para aproveitar seus anos dourados, então comece a incorporar esses hábitos agora.
Cada vez mais economia!
Se você gostou de nossa super lista sobre como economizar e sair do vermelho utilizando técnicas simples e quer continuar aprendendo, fique atento ao Renda Brasileira e encontre tudo o que precisa para vender cada vez mais.