A entrevista é de extrema importância em um processo de recrutamento e seleção. O objetivo da entrevista é obter do candidato informações adicionais que não estejam descritas no currículo. Além disso, também é usado para testar o conhecimento de profissionais.
Qual a importância do idioma na entrevista de emprego?
Se você falar pouco, o entrevistador não poderá avaliá-lo e seu inglês será avaliado como básico. Você não deve ditar o que dizer na entrevista, pois parecerá que você memorizou o discurso. Deixe o entrevistador guiar as perguntas.
Qual é o objetivo de uma entrevista?
O objetivo da entrevista individual é obter do candidato informações adicionais que não foram reveladas nos momentos anteriores (na dinâmica, baterias de teste, etc.). O entrevistador tenta obter dados sobre a formação profissional, educacional e socioeconômica do candidato.
Conte-me um pouco sobre você
Exemplo de pergunta que geralmente surge logo no início da entrevista. Tente responder enfatizando o aspecto profissional.
Quando solicitado a “falar um pouco sobre você” durante a entrevista, o recrutador espera saber o que você pode fazer e o que lhe interessa. Você também deseja saber como sintetizar informações e reagir rapidamente a uma situação.
Significado da pergunta
A questão de falar sobre si mesmo costuma ser a primeira pergunta em uma entrevista e, portanto, é crítica para o processo e o sucesso da entrevista. Não subestime esta pergunta ou sua resposta. Tente treinar a resposta com antecedência.
Como eu respondo
Tente responder à pergunta em um minuto, dois minutos no máximo. Trate a resposta como seu discurso, uma apresentação rápida e fácil. Recomenda-se falar mais sobre experiências e sucessos do que sobre dados pessoais. O que importa mesmo é saber o que o candidato pode fazer pela empresa.
Quais são seus pontos fracos
Esta pergunta tenta explorar as fraquezas do candidato e avaliar sua capacidade de autocrítica.
Listar deficiências em uma entrevista pode ser complicado. Em geral, é muito mais fácil falar sobre qualidades do que defeitos que podem levar à trapaça.
Para que você possa falar bem de seus pontos fracos e ajudá-lo a analisar esses pontos e não ser prejudicado diante dos recrutadores, oferecemos algumas dicas a seguir.
Fuja dos estereótipos
Fique longe de estereótipos usados em entrevistas de emprego como “Sou um perfeccionista” ou “Sou um workaholic”.
Se você realmente deseja apontar essas deficiências, evite a situação. Diga algo como “Às vezes passo mais tempo com os detalhes” ou “Tenho que trabalhar menos e de forma mais produtiva”.
Muitos recrutadores acham que o uso de uma “qualidade defeituosa do erro” mostra a falta de sinceridade e auto-análise do candidato.
Mostrar uma reação positiva
O objetivo do entrevistador é saber em que medida o funcionário reconhece os problemas e como resolvê-los, bem como ter uma ideia do tipo de pessoa que vai participar da empresa. Pois será no trabalho em equipe.
Tem de ser honesto na sua resposta, mas não demasiado honesto se quiser manter o local (caso a sua falta seja muito grave, por exemplo, falta de pontualidade).
Seja humilde, mostre sua disposição em superar suas falhas! Também pode dizer como você começou a lutar contra seus pontos fracos (ou como você conseguiu superar seus pontos fracos).
Não dê a resposta que você deseja ouvir
Na realidade, não existe uma resposta correta para as deficiências. O fundamental será mostrar determinação, dominar os desafios pessoais e desenvolver-se como pessoa e como funcionário. Tente focar suas deficiências na respectiva posição e em suas funções.
Dê 3 exemplos de seus erros
Questão utilizada para avaliar se o candidato se conhece bem e se preocupa com seu próprio desenvolvimento.
Todos os profissionais têm deficiências, por maior que seja o seu empenho, e os exemplos são muitos. Esta é a principal razão pela qual essa pergunta é feita com tanta frequência em entrevistas de emprego.
Quando questionados sobre suas deficiências, os entrevistadores analisam vários fatores, como sua honestidade, auto definição e, é claro, se o candidato pode ser prejudicado.
Se você não sabe o que dizer e quer se preparar para a entrevista, precisa ser honesto e mostrar o que está fazendo para melhorar. Aqui estão alguns exemplos.
Nervosismo
Pode-se dizer que ele costumava ter um certo nervosismo quando precisava ligar para os clientes, mas com a prática foi perdendo esse nervosismo aos poucos.
Medo de falar em público
A piada do comediante Jerry Seinfeld é velha, mas sempre funciona: estudos mostram que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer. Em um funeral, as pessoas preferem deitar no caixão do que fazer um discurso sobre o falecido.
Você pode dizer que tem medo de falar em público, mas está tomando medidas para corrigir esse erro. Por exemplo, faça um curso ou leia um livro.
Timidez ou muita conversa
Você pode dizer que fazer trabalhos em que não precisa falar com os clientes o deixa tímido. Por outro lado, pode-se dizer que se fala muito quando se trata de empregos que exigem muita interação e contato com os clientes.
Perfeccionista
Ser perfeccionista é um dos estereótipos nas entrevistas de emprego. Você pode dizer que está muito focado no objetivo geral e, às vezes, está perdendo alguns detalhes.
Se você diz que é perfeccionista e presta atenção aos detalhes, divida o trabalho em diferentes minitarefas, cada uma com seu tempo, o que pode exercer pressão sobre o seu trabalho.
Dê 3 exemplos de seus pontos fortes
Normalmente esta pergunta surge em conjunto com a anterior. O objetivo é avaliar se as características apontadas pelo candidato se enquadram no perfil da vaga.
Ainda não está pronto para a entrevista? Listar pontos fortes e fracos em uma entrevista é uma prática muito comum. O candidato geralmente é questionado sobre três qualidades e três deficiências na entrevista.
Analise com antecedência quais são os potenciais do seu maior potencial e também aqueles que são mais benéficos, dependendo da posição para a qual você está se candidatando. Aqui estão algumas opções que podem ajudá-lo.
Organização
Um exemplo de qualidade da entrevista é a organização. O que é o recrutador que não gosta de ter uma equipe organizada, que sabe dividir o trabalho em tarefas e priorizar?
Você pode mostrar que está organizado, indicando qual software ou metodologia usa para revisar sua lista de tarefas pendentes. Isso ajuda a economizar tempo e, como diz o ditado: tempo é dinheiro!
Flexibilidade
Saber dançar ao som da música é essencial nesta era em que a mudança se tornou a norma. Uma das qualidades que as empresas mais valorizam nos funcionários é a flexibilidade.
Em sua experiência anterior de trabalho, mencione um momento em que as condições externas mudaram e você os evitou por meio da flexibilidade.
Sinceridade
Uma das qualidades que as empresas procuram ao contratar um funcionário é a honestidade. Um trabalhador honesto e com ética profissional é uma garantia para a empresa.
Lembre-se de que as pessoas que escondem seus erros por medo de punição também podem ser classificadas como injustas.
Encontre um ambiente em sua experiência de trabalho em que a honestidade seja fundamental para resolver um problema.
Por que você está interessado em trabalhar para nossa empresa?
Avaliação do nível de conhecimento do candidato sobre a empresa e os motivos que o levaram a se candidatar ao cargo.
Você provavelmente já ouviu a pergunta: Por que está interessado em trabalhar para nossa empresa? Ou: por que você quer esse trabalho?
Pode parecer uma pergunta inofensiva, mas é muito importante na avaliação do candidato, por isso não deve ser subestimada. Não há uma resposta correta para essa pergunta, mas existem várias maneiras de acertar.
Habilidades e integração
Mostre que seu conhecimento e experiência profissional condizem com a posição anunciada e trarão benefícios para a empresa no curto prazo.
Entre outras coisas, o recrutador deseja saber se o candidato possui as habilidades necessárias para o cargo. Enfatize que você acredita que com todo o seu conhecimento e as condições que lhe foram dadas, você pode realmente fazer a diferença.
Motivação e satisfação pessoal
Diga que você pode facilmente se ver no cargo para o qual está se candidatando e que o cargo o beneficiaria profissionalmente e pessoalmente. Além disso, você pode mencionar que suas habilidades ajudariam a melhorar o desempenho da empresa.
Cultura corporativa
Explique que você admira e identifica a cultura corporativa e que leva pouco tempo para integrá-la.
Você pode ter que dar exemplos. Portanto, informe-se sobre a cultura corporativa com antecedência. Essa pergunta também avalia o nível de conhecimento do candidato sobre a empresa.
Gosto da empresa…
Você pode elogiar a empresa de uma certa forma, além da cultura, colocando o interesse na empresa em primeiro lugar, não em você mesmo. Podem dizer que você é consumidor de um produto ou serviço e que valoriza a qualidade dos bens oferecidos.
Mencione meio ambiente, organização, missão, valores, entre outros.
Por que deveria ser contratado?
Pergunta que surge com frequência em entrevistas de emprego. Estude você mesmo os requisitos do cargo e do currículo para estar preparado para atendê-los.
Há perguntas comuns que os entrevistadores fazem: “Por que devo contratá-lo?” É um deles. Veja como você pode antecipar e se preparar para sua entrevista.
Saiba como expressar sua resposta a esta pergunta e fazê-lo melhor do que outros candidatos.
Use o anúncio de emprego
Antes de solicitar uma entrevista, é extremamente importante que você estude cuidadosamente os requisitos do trabalho. Esta é a única maneira de se preparar adequadamente para as perguntas que surgirem.
Sempre tente avaliar os pontos nos quais você tem mais experiência. Projete seu discurso com base no que é mais importante para o trabalho. O objetivo é mostrar que você é o candidato ideal para essa oportunidade.
Desenhar no currículo
Lembre-se de que o entrevistador usará seu currículo como roteiro da entrevista. Portanto, espera-se que você saiba como falar sobre tudo neste documento.
Certifique-se de enviar uma versão atualizada do seu currículo. Certifique-se de incluir informações para falar. Estude seu currículo cuidadosamente antes de aparecer para uma entrevista.
Respostas de amostra em comparação com uma peça de “quebra-cabeça”
Como peças de um quebra-cabeça, estude os requisitos do trabalho listados no anúncio. O objetivo é avaliar onde as habilidades e competências do seu currículo se enquadram no perfil. Isso permite que você forneça respostas, como nos exemplos a seguir:
Acredito que minha experiência é a combinação perfeita para o que sua empresa busca. Digo isso porque tenho ótimas habilidades de comunicação com diferentes tipos de pessoas. Por exemplo, quando eu trabalhava como assistente administrativo em uma fundação, nosso departamento organizou uma pesquisa estatística nacional durante seis meses. Até o final da pesquisa, fui o foco do projeto.
Tenho certeza de que minha experiência como vendedor se ajusta ao que você procura. Digo isso à luz dos últimos anos em que trabalhei na ABC Company. Apesar da crise que o país passou, consegui manter o nível de vendas, sempre com uma pequena margem de crescimento em relação ao ano anterior.
Estou confiante de que minha experiência com o atendimento domiciliar de pacientes criticamente enfermos se adequará bem aos requisitos do cargo. Durante meus quatro anos como fisioterapeuta na Clínica ABC, tornei-me conhecido por ser capaz de me conectar bem com pacientes com deficiência de comunicação.
O que o diferencia de outros candidatos?
Essa pergunta surge com muita frequência em uma entrevista e tenta avaliar o que torna o candidato único e original em relação aos outros.
O que o torna um candidato especial? Por que você deveria ser contratado em vez de outros candidatos? O que o torna um trabalhador único? Aqui estão algumas perguntas que podem fazer você estagnar ou gaguejar em uma entrevista, se você não as espera.
Pense na vaga
Primeiro, pense na oferta de emprego. Lembre-se do que você deseja que o candidato faça. Deve ter as características principais que o recrutador valoriza para o cargo em questão.
Faça uma avaliação pessoal
Para construir sua resposta, você pode fazer uma breve análise pessoal. Use sua experiência, currículo, personalidade e habilidades para responder a essa pergunta difícil.
Responder especificamente
Se você tem habilidades sociais importantes para o trabalho, agora é a hora de falar sobre elas. Se você tiver experiência específica em um cargo importante, não se esqueça de mencioná-lo.
Se você tem um currículo diferente do da concorrência, também pode preparar sua resposta com base em sua especificidade.
Tente ser específico em sua resposta dando exemplos.
Por exemplo, você pode dizer: “Acho que meu treinamento em … combinado com minha experiência em … e minhas habilidades pessoais em … me dá uma perspectiva especial sobre … e me permite alcançar bons resultados, como …
Por que você largou seu emprego anterior?
Pergunta que tenta julgar um pouco a personalidade do candidato. Evite reclamar ao responder.
Para responder à pergunta da entrevista, “Por que você deixou a empresa anterior?” Ou “Por que você está deixando a empresa atual?” Tenha cuidado para não denegrir a empresa ou reclamar do seu trabalho.
Razões para deixar a empresa
Existem muitos motivos para deixar seu emprego. Um mau patrão, um mau ambiente de trabalho, falta de reconhecimento, salários atrasados, salários baixos, insatisfação com o trabalho, fim do contrato, rescisão, etc.
Embora sejam todos válidos, todos parecem ruins e pode ser apenas uma questão de tempo antes que algo semelhante aconteça com você.
Que posso dizer
Por mais que o recrutador valorize sua honestidade, não adianta reclamar da antiga empresa ou da insatisfação com o trabalho.
Por exemplo, você pode dizer que simplesmente não tinha espaço para crescer ou novos desafios para assumir em seu antigo emprego. Pode-se dizer que quer se desenvolver profissionalmente e este é o lugar ideal para isso.
Você também pode aproveitar a oportunidade para falar sobre seus pontos fortes (como acontece com quase todas as perguntas da entrevista).
Seja qual for a sua resposta, o mais importante é não atacar ninguém.
Por que você foi demitido ou despedido?
Essa pergunta busca medir se o candidato tem a capacidade de aprender com as lições do passado.
Dizer que você foi demitido durante a entrevista não precisa ser uma dor de cabeça para quem procura emprego. Isso pode até ser uma vantagem. Veja como você pode responder à pergunta: por que você foi demitido?
Seja honesto
É preciso honestidade para responder, mas não ficar com raiva do ex-empregador, deixando de lado as emoções e respondendo diplomaticamente. Nunca reclame porque ninguém gosta de trabalhar com gente que reclama de nada.
Contextualizar
Se o mau desempenho no trabalho foi a causa, o candidato pode contextualizar seu desempenho no mercado em que atuou. Dê exemplos e mostre que você obteve a maioria dos resultados do setor.
Falar sobre aprender
O empregador quer saber como o requerente analisa os motivos do despedimento e como soube da situação.
Você mesmo precisa examinar os motivos da demissão e mostrar que aprendeu com a situação. Mostre que essas lições podem ser aplicadas na próxima empresa para a qual você trabalhará.
Lembre-se de que o recrutador não julga o erro, mas sim como o candidato o tratou. Tente mostrar maturidade, profissionalismo e erudição em sua resposta.
Seja objetivo
Idealmente, seja pragmático em sua resposta. Reflita rapidamente sobre suas realizações de trabalho anteriores, os erros que você cometeu e o que você aprendeu.
Quanto mais você fala sobre isso, maior a probabilidade de despertar as suspeitas do seu recrutador.
Como você trabalha sob pressão?
Outra questão que surge com frequência. Aqui, tentamos avaliar quais estratégias o candidato está defendendo.
A questão do estresse no trabalho é uma das perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego. O entrevistador pode fazer perguntas como:
- Como você trabalha sob pressão?
- Como você lida com o estresse no trabalho?
Descreva uma situação na qual você trabalhou muito e como a superou.
Responder a essas perguntas pode causar problemas para o candidato durante a entrevista. Qual é a melhor maneira de responder a essas perguntas? Tente fazer algum exercício reflexivo antes de dar sua resposta.
Como lidar com o estresse no local de trabalho
Fale sobre uma situação estressante do seu passado e a solução que você encontrou.
Fale sobre uma situação estressante do seu passado e a solução que você encontrou.
O candidato a emprego deve encontrar no passado um exemplo em que tenha conseguido resolver uma situação crítica com planejamento ou criatividade.
O ideal é dizer que você tomou uma decisão e ação para resolver o problema. O exemplo a ser dado deve incluir os passos dados para resolver o problema e a priorização das tarefas em momentos de alta pressão.
Não diga apenas que continuou trabalhando até que tudo estivesse esclarecido. Inclua como você lidou com os problemas e como pode resolvê-los. Sempre enfatize seu pensamento crítico e tomada de decisão. Para dar uma resposta completa, você deve divulgar o cenário, os atores, as decisões, as ações e os resultados ao recrutador.
Exemplo de trabalho sob pressão – recepcionista
“Quando eu trabalhava como recepcionista em um escritório de advocacia, tinha que lidar com clientes insatisfeitos quase todos os dias.
Procurei manter a calma, sempre me lembrando que a insatisfação não era minha, era com o trabalho dos advogados.
Depois disso, achei difícil ouvir as reclamações dos clientes enquanto fazia anotações, na metade dos casos era o suficiente para tranquilizá-los. Com outros era preciso oferecer café, chá ou água para ajudar. “
Exemplo de trabalho sob pressão: funcionário do armazém
“Quando eu trabalhava como varejista especializado em uma rede de farmácias, era comum os prazos de apuração das mercadorias serem muito curtos.
Na segunda vez, expliquei ao meu gerente que o trabalho seria feito mais rápido se um funcionário do depósito de outro departamento pudesse me ajudar.
Por outro lado, coloquei-me à disposição para devolver o auxílio à outra unidade, se necessário. “
Exemplo de trabalho sob pressão – vendedor
“Durante o meu trabalho como vendedor de uma grande trading de equipamentos, os objetivos traçados pelo gerente eram a principal fonte de estresse. Lidei com a situação tentando me concentrar no trabalho ao invés do resultado.
Se eu continuasse contando cada venda e avaliando o quão perto estava de minha meta, isso só aumentaria meu estresse. Focar na manutenção da qualidade do meu trabalho era algo que eu podia controlar.
Com essa atitude, consegui resultados melhores no final do que outros vendedores que estavam ocupados com seus objetivos a cada minuto. “
Exemplo de trabalho sob pressão – assistente administrativo
“No meu último trabalho como auxiliar administrativo, a maior dificuldade foi conciliar o trabalho do dia-a-dia com os desejos específicos da gestão.
De vez em quando, eles me pediam para atualizar o controle dos contratos de empréstimo e se eu não fizesse isso afetaria a rotina de trabalho.
Nesse período, cheguei uma hora mais cedo para atender satisfatoriamente a essa demanda. Esta hora adicional foi somada à contagem horária e foi possível sair mais cedo em momentos de maior calma ”.
Como você reage às críticas?
Tipo de pergunta que tenta revelar um pouco da personalidade do candidato. A resposta deve se concentrar nas ações realizadas após a crítica.
Como você responde às críticas é uma pergunta da entrevista que diz mais sobre o caráter do candidato e como ele trabalha sob pressão.
O que o entrevistador realmente quer saber é se o funcionário está receptivo a mudanças e novas instruções. Saber ouvir, aprender e melhorar é vital em qualquer trabalho.
Ao preparar sua resposta, considere a técnica STAR: situação, tarefa, ação e resultados. Fale sobre uma situação em que você teve que completar uma determinada tarefa e compartilhar os resultados positivos dessa ação.
Compartilhe como você respondeu às críticas e dê um exemplo de ações tomadas
A crítica pode motivar a mudança de comportamento, Tente se lembrar das opiniões que recebeu no passado recente e como reagiu a elas.
Evite falar de crítica em um ponto crucial de seu trabalho, procure algo incidental. Por exemplo, se você é um contador, fale sobre criticar suas comunicações em vez de admitir críticas a erros matemáticos. Do contrário, você pode estar cavando um buraco do qual não conseguirá sair.
Mencione as medidas que foram tomadas para corrigir o erro identificado, tais como: B. fazer um curso de comunicação ou trabalhar mais em equipa.
Fale sobre os resultados
É muito importante listar os resultados positivos obtidos. Ainda olhando para o exemplo de crítica da sua comunicação, você pode falar sobre como o trabalho começou a apresentar melhores resultados.
Você também pode mencionar que o número de projetos da equipe aumentou ou que você foi convidado para representar a empresa em um evento. Você também pode dizer que começou a fazer apresentações para colegas.
Onde você se vê daqui a 5 anos?
Pergunta clássica que surge com frequência. Tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de melhorar e melhorar ao longo do tempo.
Como você se verá em cinco anos, ou como se verá em cinco anos, é uma pergunta da entrevista que pode constranger um candidato sobre o que dizer. Para que não fique surpreso, aqui estão algumas idéias sobre como responder a essa pergunta.
Perspectivas futuras
Não tome esta pergunta como uma pergunta estúpida. O recrutador quer saber se o candidato está com visão de futuro, realmente interessado na área ou apenas de passagem, e se o investimento em treinamento vale a pena.
Posição de liderança
Uma resposta normal a essa pergunta é dizer que você prefere estar em uma posição gerencial do que como entrevistador, mas essa resposta pode ser uma fonte de controvérsia. Principalmente em pequenas empresas, onde não há espaço para subir na carreira ou ocupar o lugar de gerentes e diretores.
Exemplo de resposta
“Pelo tamanho da empresa, vejo oportunidades em cargos gerenciais. Acredito que se eu demonstrar e desenvolver minhas habilidades e aptidões, poderei conquistar a confiança da equipe e dos executivos para ocupar uma posição de liderança. “
Desenvolver projetos
Uma resposta a essa pergunta é que você se imagina trabalhando em projetos em áreas específicas relevantes para o cargo. Fale mais sobre os papéis que você se vê desempenhando no futuro do que sobre os trabalhos que deseja desempenhar.
O que você fez durante esse tempo sem trabalhar?
Pergunte por quem tem lacunas no currículo. O objetivo é avaliar o nível de iniciativa do candidato em momentos de suposta inatividade.
Durante uma entrevista, você pode ser questionado sobre o que fez durante os períodos de desemprego em seu currículo. Para explicar o tempo de folga no trabalho, você precisa ter cuidado.
Melhorar conhecimentos e habilidades
Não é sua culpa não ter conseguido um emprego por um certo tempo, mas não fazer nada durante esse tempo de inatividade, sim. Você pode explicar que além de procurar emprego, você aproveitou para melhorar suas habilidades ou seus pontos fracos (aqui você pode incluir a sempre difícil pergunta sobre seus principais defeitos). Deve dar um exemplo de como procurou melhorar o seu nível de conhecimento e o seu perfil profissional ou pessoal.
Pausas proativas
Explicar as interrupções na experiência de trabalho mostradas no currículo não é um problema se você tiver sido proativo durante esses períodos. Algumas das ações decisivas que o recrutador pode apreciar em um candidato são:
- Cursos profissionais
- Cursos de idiomas
- trabalho voluntário
- Projetos comunitários
- Apoio da família
- trabalho de meio período
- trabalho independente
- passatempos construtivos
Todas as ações relevantes que você realizou durante este período podem ser encontradas na seção de informações adicionais até a seção de experiência profissional do currículo ou devem ser destacadas pelo candidato durante a entrevista.
Se você concluiu recentemente um curso que complementa sua educação / treinamento, certifique-se de destacar esta parte do currículo para mostrar ao recrutador o que você tem feito ultimamente.
Qual foi sua maior conquista no trabalho?
Questão com o objetivo de avaliar se houve sucessos recentes em sua carreira.
Prepare-se com antecedência para responder a essa pergunta durante uma entrevista. Quando questionado, você pode achar difícil encontrar a maior conquista no trabalho. Aqui estão algumas ideias.
Fale sobre conquistas recentes
Esteja preparado para falar sobre suas falhas, seus pontos fortes e suas realizações. Faça um exercício mental para encontrar momentos que trouxeram bons resultados para as empresas para as quais você trabalhou, sejam elas vendas, contatos, contratos, alianças, etc.
Tenha cuidado ao escolher uma conquista recente para falar. Se você apontar para uma conquista anterior, o recrutador se perguntará por que você não teve nenhuma outra conquista desde então.
Opiniões de outros
Se você está lutando para ter sucesso concreto, verifique seu perfil do LinkedIn e veja quais áreas receberam mais referências de seus contatos profissionais. Sua especialidade deve estar nesta área mais recomendada.
Continue
Em uma entrevista, você pode ver rapidamente as tarefas listadas no currículo e encontrar tarefas específicas nas quais você se destacou.
Colegas
Você pode ter se esquecido das realizações no trabalho, mas os colegas com quem trabalha ou as pessoas mais próximas não. Pergunte se eles podem destacar momentos específicos em seu trabalho.
Você não acha que tem muitas qualificações para esta posição?
Esta questão pode surgir se o candidato parecer altamente qualificado para a posição. A intenção principal é avaliar o potencial de desinteresse pelo trabalho ao longo do tempo.
Você não acha que tem muitas qualificações? Você já ouviu essa pergunta em uma entrevista?
A super qualificação no local de trabalho pode ser desaprovada por uma empresa que pode pensar que o funcionário será caro ou deixará o emprego se algo melhor surgir.
Parece estranho aos olhos do candidato. Já que eles sempre exigem alguma experiência para uma posição, como o excesso de experiência pode ser um problema? Se você for a uma entrevista e eles perguntarem se você acha que não tem muitas qualificações, esta é a maneira inteligente de responder.
Pense na base do problema
Primeiro, você precisa descobrir por que o entrevistador fez essa pergunta. É porque você é um trabalhador sênior? É porque o trabalho fica monótono depois de um tempo? É uma questão de salário?
A resposta deve abordar as preocupações que o recrutador tem sobre essa questão. Entender as reservas do recrutador quanto à contratação é a melhor maneira de enviar sua resposta.
Garanta ao entrevistador que você pode dar a ele o que ele quer
A resposta ao entrevistador é que você é capaz de fazer o trabalho aberto perfeitamente, explique que você é um candidato ideal para o cargo e que o entrevistador certamente ficará satisfeito com a sua contratação.
Seja honesto com o entrevistador
Se você realmente acredita que é super qualificado para o trabalho, então sim, devo dizer que você acredita que tem muitas qualificações, mas que isso é um bônus para o recrutador e uma garantia de que você entende o trabalho e que pode fazê-lo . em questão. , em vez de outros candidatos.
Você também pode dizer honestamente por que deseja este emprego, seja porque é mais perto de onde você mora ou porque gosta da empresa. A chave é dissipar o medo do entrevistador de contratar.
Qual é o seu trabalho dos sonhos?
Questão típica para avaliar os interesses e a criatividade do candidato.
Você pode descobrir qual é o seu emprego dos sonhos. No entanto, se você fizer essa pergunta durante uma entrevista de emprego, pense duas vezes antes de responder, pois sua resposta pode não ser o que o entrevistador espera.
O que o entrevistador quer saber?
A pergunta sobre o emprego dos sonhos costuma ser um teste de criatividade e de interesses do candidato, que é livre para responder o que quiser. Como não existe uma fórmula de resposta exata, o candidato pode, por exemplo, dar uma resposta criativa ou responder de forma mais específica à respetiva vaga.
Durante a entrevista, o tom e o humor do entrevistador podem dizer ao candidato se ele pode reagir de forma mais criativa ou se deve reagir com mais determinação se perceber que o trabalho corresponde aos seus desejos pessoais.
Dê uma resposta criativa
Para dar essa resposta, você pode pensar no que trabalhar e onde. Imagine onde você gostaria de trabalhar, por exemplo, perto do mar, se o trabalho pudesse ser feito pela Internet.
Sem entrar nos títulos dos cargos, descreva como seria o emprego dos seus sonhos. O entrevistador pode apreciar sua criatividade.
Dê uma resposta simples
Outra forma de responder a essa pergunta é falar sobre o emprego dos sonhos para todos, por exemplo, aquele em que não há estresse, conflito ou pressão. No entanto, o candidato deve certificar-se de que está habituado a trabalhar sob pressão e de que o emprego dos seus sonhos não existe realmente.
Dê uma resposta mais específica
Quando você sentir que o recrutador está esperando uma resposta prática e a posição é adequada às suas características, esta é uma oportunidade de destacar suas habilidades e o que você adora fazer. Adapte seus gostos e habilidades à oferta de trabalho.
Diga-nos como você acha que este trabalho se encaixa em suas aspirações de carreira e que é uma boa oportunidade para aprender algo. Os recrutadores gostam de candidatos com objetivos e que saibam como encontrar formas de os atingir.
Que animal você quer ser?
Peça para aprender um pouco mais sobre a personalidade do candidato. As principais características do animal selecionado mostram aspectos positivos e negativos da pessoa.
Aprenda a importância dos animais em uma entrevista de emprego para responder a essa pergunta. Depois de especificar qual animal você deseja ser, pode-se justificar o motivo com algumas de suas principais características (o animal e o seu ao mesmo tempo).
Formiga
A formiga é um animal muito trabalhador. Você pode trabalhar muito bem em equipe, o que também fica evidente nos ouvidos do recrutador. Ela também pode planejar (coletar para o inverno, lembra da fábula?).
Cachorro
Lealdade à empresa, dedicação, representação de interesses, senso comercial. Aqui estão algumas idéias para compartilhar com seu empregador ao escolher aquele animal para representá-lo.
Gato
O gato é independente e persistente, trabalha bem sozinho e sabe como se adaptar às situações. Apesar da imagem de passividade, você pode jogar esta carta em um anúncio de emprego que requer flexibilidade e resistência.
Cavalo
O cavalo é rápido, forte, rápido e inteligente. Sozinho e junto, ele se dá bem. Todas parecem boas qualidades a serem implementadas no mundo do trabalho, não é?
Coelho
O coelho é rápido e ágil. Essas características podem ser importantes em posições que requerem ação e resposta rápidas.
Macaco
O macaco é o animal que mais se assemelha aos humanos. Ele é capaz de aprender e imitar rapidamente através da observação como nenhum outro. Ser um macaco falso pode ser especialmente importante ao fazer um trabalho repetitivo.
Elefante
O elefante tem a melhor memória do reino animal. Pode até sugerir que você tem alguma inteligência emocional ao interagir com este animal.
Águia
A águia tem poder visual e de ataque, mas não funciona em equipe. Por exemplo, pode ser útil com vagas de emprego como vendas.
Qual salário você acha que é justo?
A próxima pergunta tenta avaliar quais os pontos que o candidato está disposto a negociar dentro da vaga.
Ao negociar uma oferta de emprego ou promoção, o foco está sempre no salário que você receberá. No entanto, esse não é o único fator a ser considerado antes de colocar seu coração e alma em um novo trabalho ou função na empresa.
Horário de trabalho
A primeira coisa a negociar além do salário são as horas de trabalho. As horas de trabalho árduo não devem trazer nenhuma vantagem especial para o empregador. O horário flexível também não custa nada para a empresa, portanto, você pode solicitar um horário de trabalho que melhor se adapte à sua vida pessoal ou familiar.
Férias
A Lei de Férias diz no artigo 130 que o trabalhador tem direito a 30 dias corridos de férias por ano se não tiver faltado ao trabalho mais de 5 vezes. As férias são concedidas no interesse do empregador.
No entanto, o empregado pode negociar os melhores dias com o empregador para obter o seu merecido descanso.
Negocie suas férias com seu empregador, Feriados podem ser negociados
Tarefas e projetos
A estagnação no trabalho prejudica o funcionário e a empresa. Inscreva-se para novas atribuições ou novos projetos para se adaptar e desenvolver suas habilidades. Isso pode um dia levar a um novo cargo na empresa, se você provar que é capaz.
Uma das competências mais valorizadas pelos empresários é a iniciativa. Por outro lado, os trabalhadores muitas vezes encontram uma zona de conforto dentro do que estão acostumados a fazer e criam sua própria estagnação.
Portanto, para quem já faz o mesmo há algum tempo, pode ser fundamental negociar sua inclusão em novos projetos.
Isso pode servir como um primeiro passo para uma promoção futura com um aumento. Tenha cuidado e não fique na sua zona de conforto indefinidamente!
Treinamento
O funcionário pode prestar atenção a um curso relevante para seu cargo e sugerir sua participação ao empregador.
Para fazer isso de forma eficaz, primeiro identifique uma necessidade para sua equipe. Avalie que tipo de problema você está lutando para resolver. Reduzir o número de reclamações? Melhorar a gestão do relacionamento com o cliente? Acelerar o tempo de resposta mediante solicitação?
Assim que as necessidades forem identificadas, descreva as necessidades de treinamento junto com os benefícios de longo prazo para a empresa e explique como você compartilhará o conhecimento com outros funcionários. Apresentar objetivamente os efeitos desse novo conhecimento em projetos em andamento.
Aponte alguns dos benefícios indiretos que o treinamento pode trazer ao clima organizacional. Melhor desempenho e aumento da autoconfiança do treinamento, em última análise, levam a uma equipe mais feliz.
Além disso, o desenvolvimento profissional por meio de treinamentos facilita a retenção de talentos na empresa.
Os benefícios
O empregador pode nem mesmo ser capaz de oferecer um aumento, mas pode oferecer alguns benefícios especiais aos seus empregados. Do seguro às aulas na academia. A empresa pode conceder benefícios especiais aos seus funcionários.
Se você está negociando uma oferta de emprego, este é o momento ideal para perguntar sobre o escopo dos serviços oferecidos. Desta forma, futuros mal-entendidos devido à falta de esclarecimento podem ser evitados.
Se você é casado e oferece seguro-saúde, descubra se seu cônjuge está coberto. Qual é o período de carência? Entre em contato com a seguradora de vida para saber quais são os valores envolvidos e quantos beneficiários podem participar. Se você faltar por motivo de doença, solicite as orientações da empresa. Alguns empregadores permitem o absentismo mesmo quando os familiares estão doentes.
Qual foi o último livro que você leu?
Uma pergunta que tenta julgar um pouco a personalidade do candidato pelo gosto. Você também pode avaliar o interesse do candidato pela área de trabalho.
Qual livro você leu da última vez? O que você está lendo? Qual é o seu livro favorito? Estas são algumas das perguntas relacionadas ao livro que você pode ouvir em uma entrevista para a qual você deve estar preparado. Leia abaixo como você pode responder a essas perguntas!
Qual é o objetivo da pergunta?
Os livros que o candidato lê dão algumas pistas sobre seus gostos e interesses. O livro pode ser uma indicação de que o candidato deseja aprender e melhorar seu nível de conhecimento para melhorar em uma determinada área.
Sua última leitura pode ser um livro desinteressante que o ajuda a dormir melhor e diz pouco sobre seus interesses. No entanto, seu livro favorito já pode dizer muito sobre você.
Como responder?
Você deve ser honesto em sua resposta, pois pode ser solicitado sua opinião sobre o livro. Mais importante do que o livro em si é sua capacidade de analisar ou sintetizar o trabalho.
Se você não se lembra de um livro específico, tente citar livros didáticos da área em que está se inscrevendo e que tenha lido no passado, como na faculdade.
Descubra alguns livros sobre o mundo dos negócios
Mesmo que o livro não tenha relação direta com a área, é importante saber como falar sobre o trabalho e como explicar o interesse que você vê nele.
Citar livros populares não vai adiantar muito na frente de outros candidatos. Alguns livros podem até transmitir uma imagem menos adulta ou educada.
Me venda esta caneta
Uma pergunta que se tornou popular com o filme “O Lobo de Wall Street”. Pode surgir quando o cargo exige habilidades de vendas.
“Me venda esta caneta” é uma pergunta que pode surgir em uma entrevista em locais próximos ao ponto de venda. O convite para “me vender esta caneta” foi imortalizado no filme “O Lobo de Wall Street”.
Faça perguntas ao entrevistador para conhecê-los
Para responder a essa pergunta, você pode fazer perguntas ao entrevistador para conhecê-lo melhor, como:
- Você já tem uma caneta?
- Você gostaria de ter a caneta certa para você?
- Há quanto tempo você quer uma caneta?
- O que significa para você ter uma caneta de boa qualidade?
- Conte uma história interessante ou dê um exemplo.
Depois de conhecer o entrevistador, você pode abordar o lado emocional e estabelecer um vínculo com o produto. Lembre-se de que a venda eficaz conta uma história.
O entrevistador usou a caneta para assinar acordos e decisões importantes. Embora barata, seu valor sentimental é excelente, tornando a caneta uma pechincha para vender. Imagine uma história para a caneta que despertou o interesse do entrevistador.
Por que preciso de uma caneta?
A resposta correta foi mais a urgência da caneta. Sem eles, é impossível escrever um nome ou número de telefone no papel ou preencher um documento.
Para responder a esta pergunta, você também pode falar sobre o problema representado pela falta de uma caneta, encontrando uma solução para o problema e a necessidade, vendendo a caneta.
As melhores dicas da internet!
Se você gostou de nossas dicas para as entrevistas de emprego e quer continuar encontrando as mais diversas dicas sobre como economizar, empreender, investir e se dar bem no mercado financeiro, fique atento ao Renda Brasileira e encontre as melhores dicas da internet em um só lugar.