Ser empresário e abrir um pequeno negócio é difícil. Às vezes, pode parecer quase impossível. Felizmente não é.
Se sua verdadeira paixão é começar seu próprio negócio e você está determinado a fazê-lo, um pequeno conselho nunca fará mal a ninguém. Principalmente se essas dicas sobre como começar um negócio vierem de quem já o fez.
Pedimos a empreendedores de sucesso e proprietários de pequenas empresas os melhores conselhos que eles tinham para novos empreendedores. Veja como você pode transformar essa ideia de um milhão de dólares em um negócio lucrativo.
Por que empreender hoje em dia?
O papel do empresário hoje é fundamental, tanto para a sociedade quanto para a economia. A razão pela qual esse papel é cada vez mais relevante é o fato de ele, o empresário, estar mais inclinado a investir. A atividade do empresário nunca é algo que só o afeta.
Qual é o impacto do empreendedorismo na sociedade atual?
O empreendedorismo tem um impacto positivo na economia de qualquer país e, quando feito de forma correta, com conhecimento e um curso de gestão, maiores são as possibilidades do empresário contribuir para a melhoria da economia, criação de empregos e inovação para o mercado.
Ideias para abrir uma empresa
Pensando nisso, preparamos uma lista com 20 dicas que vão ser perfeitas para deixar você preparado para dar os primeiros passos na criação da sua empresa.
1 – Perseverança compensa
Construir um negócio de sucesso leva tempo. E às vezes forças além do seu controle podem desacelerar as coisas, mesmo no início.
“Os caminhos para o sucesso permanecem os mesmos, mas a perseverança realmente vai valer a pena”, diz James Canzanella, proprietário da Isolated Marketing Nights. “Afinal, você pode não começar a ver qualquer traço tão rápido quanto antes.” Isso pode ser aplicado a qualquer negócio.
2 – Faça algo original
O mundo está cheio de imitadores. Claro, funcionou no passado. Veja o Oreo, que arrancou biscoitos Hydrox e se tornou um rei dos biscoitos. Mas hoje não vai funcionar e você quer que seu negócio seja o mais original possível.
“Quando comecei, olhei para outros concorrentes e apenas copiei o que eles estavam fazendo, pois me sentia seguro”, disse Amit Gami, Guru de Resíduos de Negócios, uma empresa com sede no Reino Unido que fornece coleta de lixo para empresas. “Eu gostaria de ter mantido minha posição e apenas criado algo que eu pensei que o mundo precisava, independentemente das influências externas.”
3 – Certifique-se de que gosta do seu negócio
Quando os tempos estão difíceis, e os tempos vão ficar difíceis, você deseja ter um negócio que realmente goste e queira continuar, não apenas um negócio desatualizado que é usado exclusivamente para ganhar dinheiro.
“Já vi muitos proprietários de empresas se esgotarem em setores que parecem escolhas inteligentes, mas pelos quais não são apaixonados”, disse Meg Marrs, fundadora do site de recursos para cuidados com cães K-9 of Mine. “Qualquer negócio terá altos e baixos, mas se você está em um setor pelo qual é apaixonado, será capaz de superar esses altos e baixos e sua dedicação pode diferenciá-lo da concorrência.”
4 – Fique atento ao seu público-alvo
Construir um negócio requer concentração. Esse conselho é um ditado bem conhecido, mas vale a pena repetir.
“Elimine suas distrações e alimente seu foco”, diz Jennifer Sargeant, profissional de marketing digital e fundadora da Digital Sargeant. “Em todos os momentos, apenas encha seus ouvidos com positividade e informações sobre o setor que você atende e seu público-alvo ideal.”
5 – Finja que alguém está tentando fazer você falhar
Uma forma de encontrar motivação é fingir que há concorrência tentando destruir seu negócio, mesmo que ele não esteja em pleno funcionamento.
“Lute pelo seu negócio a cada minuto do dia como se alguém estivesse tentando tirá-lo de você”, diz Sargeant.
Essa estratégia também pode ser usada para imaginar pontos de estresse em seu negócio e onde trabalho adicional é necessário.
4 – Escreva um plano de negócios
Um conselho que quase todos os nossos especialistas deram foi desenvolver um plano de negócios.
“Mesmo se você estiver iniciando totalmente o seu negócio, escreva um plano de negócios para você, da mesma forma que faria se estivesse buscando financiamento externo”, diz John Bedford, fundador do site de alimentos e bebidas Viva Flavor.
“Atribua metas mensuráveis e alcançáveis a cada elemento do negócio, desde o início até a segurança financeira. Esses pontos de dados fornecerão um ponto de referência útil para consultar quando surgirem perguntas inevitáveis.”
Você não precisa seguir estritamente o seu plano de negócios, mas será útil quando se trata de planejar seus níveis de sucesso e o caminho a seguir.
5 – Dizer que sim
Há um episódio de “Always Sunny in Philadelphia” em que Charlie (Charlie Day) diz “sim” a qualquer pergunta que seja feita, e o episódio termina com ele conhecendo pessoas muito famosas em um evento de grande escala. Claro, é ficção, mas às vezes dizer sim para novas oportunidades funciona.
“O melhor conselho de negócios que já recebi é aproveitar as oportunidades e descobrir como fazer isso em movimento”, diz Brian Robben, fundador da empresa de marketing Robben Media. Isso vai te ensinar muitos aspectos do negócio. Isso aumentará sua carteira de clientes. E você será forçado a encontrar soluções, seja por conta própria ou contratando outras pessoas com experiência para fazer o trabalho.
“Feito isso, você sempre terá essa experiência no futuro.”
6 – Não tem que ser perfeito
Muitos especialistas dizem que os empreendedores esperam até que seu site, produto ou serviço esteja “perfeito” antes de lançá-lo. Parece uma boa ideia, mas na realidade, você precisa começar e consertar em movimento.
“Você precisa divulgar seu produto ou serviço para o mundo – você nunca estará perfeitamente pronto até obter algum feedback de seus clientes”, diz Simon Slade, CEO da SaleHoo, uma empresa que conecta consumidores com atacado e envio direto provedores. “Você pode aprender algo incrível assim que começar a anunciar sua empresa, e esse conhecimento é inestimável para o crescimento e o progresso de seu negócio.”
7 – Não tenha medo
“Minha irmã e eu divagamos sobre a ideia de um negócio por muito tempo antes de pular nele”, diz Joanna Jozwik Serra, cofundadora da Birdy Boutique, uma empresa local que vende roupas infantis. “Decidir começar foi a parte mais difícil.
Às vezes, é melhor ter tudo 90 por cento pronto e fazê-lo, em vez de esperar até que você tenha todos os detalhes resolvidos e aumentar o tempo aberto.”
8 – Colete dados
Quando sua empresa estiver funcionando, comece a procurar números em todos os lugares.
“Os dados são abundantes em quase todos os setores, mas nenhum dado será tão útil quanto métricas concretas sobre seu negócio específico”, diz Slade. “Comece a coletar o máximo de dados diferentes o mais rápido possível. Isso será útil a longo prazo.”
E escute isso: Esses dados serão de grande ajuda para você nos próximos dias e anos.
“Sempre ouça os números”, diz Brandon C White, um empresário. “Os dados nunca vão mentir para você. Quando você está administrando sua empresa, é seu bebê e pode ser muito fácil deixar que as emoções atrapalhem a tomada de decisões, e é aí que as pessoas tropeçam.
“Ficar com a sua intuição em algumas decisões de vez em quando pode funcionar, mas testar produtos, linhas de assunto, e-mails, postagens de mídia social e tudo mais, e ouvir e ajustar o que os dados dizem, quase sempre funcionará.”
9 – Teste as águas no Kickstarter
Se você estiver oferecendo um produto, testar o interesse em uma plataforma como Kickstarter ou Fundable pode mostrar onde há interesse, ou a falta dele, nos mercados.
“Meu conselho para os empreendedores em 2020 é explorar o crowdfunding como uma espécie de barômetro social, permitindo-lhes medir o interesse em sua ideia de negócio sem ter que investir quantias significativas de capital inicial”, disse Daniel Juhl Mogensen, cofundador da Kodyl. .com. “Apenas certifique-se de ter um plano de negócios sólido e / ou ideia única de produto antes de enviá-lo para análise pública e financiamento.”
10 – Ouça os comentários
É uma pena quando não há interesse em um produto ou as pessoas pensam que não é bom. Independentemente de seus próprios sentimentos pessoais, você deve ouvir os comentários.
“A principal causa do fracasso na inicialização é que o inventor sente que não precisa do feedback dos avaliadores ou, se precisam, esses avaliadores são todos idiotas porque não veem e entendem da mesma maneira”, diz David Carmell , advogado e diretor executivo. por DealRockit. “Não se deixe enganar pela falsa confiança. Pele grossa funciona.”
11 – Crer em ti mesmo
Todos os nossos especialistas disseram que você deve acreditar em si mesmo para ter sucesso na construção de um negócio.
“É uma barreira psicológica que ocorre antes de você ter sucesso”, disse Bret Murphy Hunt, da Bret Murphy Tutoring and Consulting. “Em nossa sociedade, se você consegue, você é um gênio, mas se não o faz, mesmo com uma boa ideia, você é um fracasso. Você tem que agir com a confiança de que tem 10 clientes na lista de espera , mesmo que não o faça. Essa mentalidade o ajudará a se manter firme em seus preços e princípios, sem comprometer. “
12 – Tenha uma declaração de missão
Toda empresa deve ter um objetivo e valores que defende. Uma declaração de missão não apenas ajuda a desenvolver isso, mas mostra a todos do que seu negócio é feito.
“Desenvolva uma declaração de missão ou valores essenciais, por que você faz o que faz. Mantenha-o simples e real, algo com o qual você possa se relacionar imediatamente. Certifique-se de que todos saibam estar na mesma página em termos de entrega. De seu produto ou serviço, “diz Ken Rusk, fundador e presidente da empresa de impermeabilização Rusk Industries e autor de” Blue Collar Cash: Ame seu trabalho, proteja seu futuro e encontre felicidade para a vida “. “
“A missão ajuda a construir uma equipe coesa e eficaz, e tudo o que você fizer deve apoiar esse fim.”
13 – Defina sua proposta de valor
Descubra para que as pessoas querem usar seu produto e o que valorizam nele.
“O que há em seu produto, serviço e oferta que leva as pessoas a dizer sim? Até que [os empresários] saibam disso, qualquer esforço de marketing ou gasto em qualquer canal será como derramar gasolina em folhas molhadas”, disse Bryan Clayton, CEO da GreenPal , que é como o Uber para cuidar do gramado.
14 – A princípio, sua proposta de valor pode não ser o que você pensa que é
“Por exemplo, quando lançamos pela primeira vez, pensamos que as pessoas gostariam de nosso serviço porque é uma maneira mais barata de cortar a grama.
O que descobrimos por meio de testes de cópia em diferentes canais, como palavras de anúncio e Facebook, é que a capacidade do cliente de obter serviço no mesmo dia é um subconjunto muito mais eficaz e envolvente de nossa proposta de valor, que gera mais visitantes e mais conversões em nossas páginas de destino. “
15 – Não se esqueça de se divertir com os outros
Ser um empreendedor significa longos dias e longas noites enquanto você constrói seu negócio. Isso torna mais fácil esquecer sua vida social, mas você deve reservar algum tempo para mantê-la saudável.
“Eu havia subestimado o grande desafio de trabalhar isoladamente e onde o sucesso ou o fracasso do negócio dependiam inteiramente de meus ombros”, diz Bedford. “Eu teria economizado mais tempo e orçamento para manter a vida social que havia estabelecido na minha carreira anterior. Você é o motor do seu negócio e não vai a lugar nenhum se o maquinário não funcionar”.
16 – Aproveite seus pontos fortes
Se você é bom em alguma coisa, use-o como o foco principal para seus próprios empreendimentos.
“Coloque seu dinheiro e tempo onde está sua especialidade”, diz Calloway Cook, presidente da Illuminate Labs, uma empresa de suplementos. “Eu sou um especialista em SEO, então estou mais focado em aumentar o tráfego orgânico para o site do que em anúncios pagos.
Seria ineficiente para mim gastar a maior parte do meu tempo em mídia social ou anúncios pagos quando essas não são minhas melhores habilidades.”
Claro, também ajuda aprender outras habilidades e também contratar quando você está exagerando.
17 – Deixe que todos em sua rede saibam o que você está fazendo
Comece a falar com as pessoas sobre sua empresa o mais rápido possível. Divulgue e comece a dizer a todos que você conhece o serviço que tem a oferecer.
“Para construir o negócio, você precisa alavancar sua rede”, diz Bobby Reed, CEO da Capitol Tech Solutions, que fornece marketing digital e serviços de desenvolvimento de software para empresas. “Entre em contato com todas as pessoas que você conhece para saber o que está fazendo.
“A maior parte de sua rede próxima irá apoiá-lo. Na verdade, encontrei meu primeiro cliente graças ao bom contato de meu pai. Então, deixe todos saberem o que você está fazendo e você poderá obter seu primeiro cliente dessa forma.”
18 – Tome decisões importantes primeiro
Quando você começa a construir um negócio, é opressor. Haverá muitas decisões a serem feitas e toneladas de caminhos a serem explorados. Spencer Barclay, fundador e CEO da Savology, uma ferramenta de planejamento financeiro, diz que as decisões mais importantes devem ser tomadas primeiro.
“Um dos melhores conselhos que já recebi é tomar as grandes decisões primeiro, para que eu possa confiar nelas como uma âncora para as pequenas decisões”, diz ele. “Se você solidificar seus próprios objetivos e valores desde o início, as centenas de decisões menores que você precisa tomar se tornam mais fáceis porque você pode confiar e priorizar com base em seus princípios estabelecidos, em vez de tratar cada decisão independentemente.”
19 – Crie ou encontre uma comunidade
Pense nisso: ser um empreendedor pode ser solitário, mas existem muitos outros empreendedores por aí. Todos eles (ou pelo menos os bons) desejam se relacionar, aprender com outras pessoas e eliminar a coceira social.
“Procure maneiras específicas de agregar valor às pessoas em sua rede”, diz Bruce Harpham, estrategista de marketing de conteúdo. “Por exemplo, ajudei as pessoas com conselhos para entrevistas de emprego quando elas procuravam trabalho. Também entrei em contato com autores de negócios e empresários para obter conselhos específicos.”
Harpham recomenda gastar um pouco de dinheiro, até US $50 por mês ou mais, em eventos de networking, como conferências virtuais e eventos comunitários.
20 – Comece a promover uma boa cultura
Estamos entrando em um mundo onde a cultura da empresa é extremamente importante para os funcionários e a retenção de talentos. Mas não é apenas manter o talento que torna a cultura da empresa importante. É também sobre o crescimento do seu negócio a partir de dentro, promovendo novas ideias.
“Capacite todos para ‘coçarem'”, diz Justin Eugene Evans, CEO e fundador da Anthem One, um sistema de iluminação profissional. “Mas dizer, ‘Você pode fazer a mudança aqui!’ em uma reunião uma vez por ano não será eficaz. Você tem que tirar isso de sua equipe.
“Você tem que manter reuniões individuais por meses e dizer repetidamente: ‘O que você mudaria aqui? O que está te incomodando? O que o impede de fazer seu trabalho mais rápido ou melhor?'”
Evans diz que isso vai demorar um pouco. No início, as pessoas vão pensar que já ouviram isso antes, e isso não significa nada. Mas se você continuar dizendo isso, eventualmente as pessoas começarão a ter novas ideias regularmente “e então se torna uma avalanche”.
Vender cada vez mais!
Se você gostou de nossa super lista sobre como vencer no Fabook utilizando técnicas simples e quer continuar aprendendo, fique atento ao Renda Brasileira e encontre tudo o que precisa para vender cada vez mais.