Tirar a 2° via da identidade RG é um procedimento muito comum e que muita gente precisa fazer. Perder o documento, ter ele roubado ou simplesmente o fato dele ser muito velho são razões recorrentes que fazem as pessoas requisitarem uma nova versão da identidade.
De toda forma, esse processo costuma ser muito simples e, em alguns casos, pode até ser gratuito.
Você não sabe como tirar uma 2° via da identidade RG? Tudo bem, este texto explica todos os principais pontos sobre como fazer isso. Continue a leitura e veja o que é preciso, se é necessário pagar e quanto custa.
Quando é necessário a 2° via da identidade RG?
Existem diferentes razões pelas quais pode ser necessário obter a 2° via da identidade RG. Uma das mais comuns e que muitas pessoas desconhecem é a perda de validade do documento. A 1ª via do RG dura dez anos. Após esse período, apesar de ainda ser possível usá-lo em alguns casos, pode acontecer do cidadão ser impedido de ter acesso a serviços básicos.

Fonte/Reprodução; original.
Com o RG vencido, a pessoa pode ter negado a matrícula em instituições de ensino públicas (como Universidades) ou a participação em concursos públicos. Além disso, como o RG é um documento básico de identificação, ele é muito usado para gerar outros documentos. Esse processo também pode ser comprometido para quem tem a primeira via do RG há mais de dez anos.
Outras situações que fazem ser necessário tirar a 2° via da identidade RG são, claro, a perda ou roubo do documento. Em casos como esses, mesmo que o RG não tenha vencido, o cidadão precisa solicitar outro, uma vez que o RG é extremamente importante no dia a dia das pessoas.
Documentação necessária para 2° via da identidade RG
Para a solicitação da 2° via da identidade RG a pessoa precisa de uma série de documentos. São eles:
- Duas fotos no formato 3×4 (originais e recentes);
- Certidão de nascimento (original ou cópia simples);
- CPF original ou o comprovante de inscrição junto à Receita Federal;
- Boletim de Ocorrência para quem foi roubado ou furtado (original ou cópia simples);
- Certidão de casamento, se for casado (original ou cópia simples);
- Cartão do Cidadão original (se desejar que o número apareça no novo RG).
No geral, apenas esses documentos são solicitados. Lembre-se de separá-los com antecedência para não esquecer nada no dia de ir fazer a 2° via da identidade RG.
Valor de taxa da 2° via da identidade RG
O valor cobrado para solicitar a 2° via da identidade RG pode apresentar diferenças a depender do estado e da cidade onde o cidadão peça o novo documento mas, no geral, a taxa varia entre R$20 e R$35 reais. É possível que esse valor seja diferente em algumas localidades específicas, mas a faixa de preço costuma ser essa.
É possível retirar 2° via da identidade RG gratuitamente?
Em algumas situações o cidadão fica isento de pagar pela 2° via da identidade RG. Em caso de roubo, por exemplo, não é necessário pagar a taxa (desde que apresente o BO).

Fonte/Reprodução: original.
Homens com mais de 65 anos de idade e mulheres acima dos 60 também não precisam fazer o recolhimento de nenhum valor, assim como pessoas que observaram erros de digitação no RG após fazer o documento (o erro deve ser reportado em até 90 dias, depois disso há pagamento da taxa).
Em dezembro do último ano, a CCJ da Câmara dos Deputados aprovou uma lei que garante isenção também para pessoas inscritas no Cadastro Único na hora de solicitar a segunda via de alguns documentos, entre eles o RG. No caso, a proposta contempla pessoas que tiveram seus pertences roubados ou furtados, ou que tenham perdido os documentos por causa de desastres naturais.