10 Maiores empresas do mundo

1 294

O tamanho das empresas pode ser visto de forma diferente porque as características que fazem parte de suas atividades as diferenciam. Por exemplo, podemos fazer comparações para aqueles que têm mais funcionários ou que têm rendimentos ou rendimentos mais elevados.

Abaixo, listamos as maiores empresas do mundo com base nas vendas anuais com base no índice Fortune Global 500 da revista Fortune. Esses dados refletem os resultados de 2020 e podem ser visualizados no tópico abaixo.

1 – Walmart

Receitas: $ 524.000 milhões; Lucro líquido: $ 19,7 bilhões; Funcionários: 2.200.000; Sede: Bentonville, EUA; Setor Principal: Varejo.

Desde a sua criação em 1962, o Walmart sempre foi um dos maiores do mundo, uma tendência que deve continuar. A rede norte-americana é famosa pela autoatualização, vendendo diversos tipos de produtos em lojas físicas de qualquer porte ou online.

Por que o Walmart falhou no Brasil?

O Walmart brasileiro tinha péssimo serviço e estoque com os mesmos preços da concorrência, não podia funcionar. E entenderam mal o consumidor brasileiro, com lojas muito grandes em locais acessíveis apenas de carro.

2 – Grupo Sinopec

Receita: $ 407 bilhões; Lucro líquido: $ 6,8 bilhões; Funcionários: 582648; Sede: Pequim, China; Setor principal: petróleo.


A estatal chinesa, fundada em 1998, é um grupo de empresas que investe em diversas atividades relacionadas ao setor petroquímico e de gás natural.

20 anos de Repsol Sinopec no Brasil

Uma das maiores produtoras de petróleo está comemorando o aniversário de sua chegada ao país e já aguarda os próximos 20 anos de atividade com foco no gás natural.

3 – State Grid (China National Network Company)

Receitas: $ 383,9 bilhões; Lucro líquido: $ 8,0 bilhões; Funcionários: 907677; Sede: Pequim, China; Setor principal: geração de energia elétrica.


Esta estatal está presente em outros países que não a China, o Brasil é um deles. Em termos de distribuição de energia, é a maior do mundo.

4 – China National Petroleum Corporation

Receita: $ 379,1 bilhões; Lucro líquido: $ 4,4 bilhões; Funcionários: 1344410; Sede: Pequim, China; Setor principal: petróleo.


A CNPC é a empresa que controla a segunda maior petrolífera chinesa, a PetroChina. Esta empresa semi-pública atua em 27 outros países ao redor do mundo.

Quem é o dono da State Grid?

Em 2017, a State Grid Brazil Power Participações S.A. assumiu (SGBP) o controle acionário da CPFL Energia e detém 83,7% do capital da empresa paulista.

5 – Shell

Receitas: $ 352,1 bilhões; Lucro líquido: $ 15,8 bilhões; Funcionários: 83.000; Sede: Haia, Holanda; Setor principal: petróleo.


A Royal Dutch Shell está sediada na Holanda e opera atividades de exploração, produção e refino de petróleo em todo o mundo.

Quem são os donos da Shell?

A Shell Oil Company é a subsidiária americana da Royal Dutch Shell, uma multinacional anglo-holandesa de petróleo que é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. Cerca de 22.000 funcionários da Shell trabalham nos Estados Unidos. Sua sede estadual fica em Houston, Texas.

Artigos Relacionados
1 De 105

6 – Saudi Aramco

Receitas: $ 329,8 bilhões; Lucro líquido: $ 88,2 bilhões; Funcionários: 79.000; Sede: Daran, Arábia Saudita; Setor principal: petróleo.


A Saudi Aramco é o caso de maior sucesso no setor de petróleo entre os árabes. Na lista da Fortune, essa empresa estatal foi considerada a mais lucrativa do ano.

Qual é a maior empresa de petróleo do mundo?

Saudi Aramco, a maior empresa de petróleo do mundo, relata uma queda de 44% no lucro líquido de US $ 88 bilhões em 2019 para US $ 49 bilhões em 2020 como resultado da redução brutal na demanda de petróleo devido à pandemia.

7 – Grupo Volkswagen

Receita: $ 282,8 bilhões; Lucro líquido: $ 15,5 bilhões; Funcionários: 671 205; Sede: Wolfsburg, Alemanha; Setor principal: automotivo.


O Grupo Volkswagen atua há mais de 80 anos e atualmente vende seus produtos em mais de 150 países. Além da tradicional marca alemã, comercializa outras marcas conhecidas, como Audi, Lamborghini e Porsche.

Quais marcas pertencem à Volkswagen?

Apesar de mais conhecido no Brasil no mercado de automóveis de passageiros da Volkswagen, Audi e Porsche, além dos caminhões da Scania e MAN, o Grupo Volkswagen também é representado por uma série de outras marcas que produzem de modelos populares a carros superesportivos. e motocicletas.

8 – British Petroleum

Receita: $ 282,6 bilhões; Lucro líquido: $ 4,0 bilhões; Funcionários: 72.500; Sede: Londres, Reino Unido; Setor principal: petróleo.


A British Petroleum é uma ex-multinacional britânica do setor de petróleo e gás. Quando foi fundada, era conhecida como Anglo-Persian Oil Company.

Quem é Mario Lindenhayn?

Mario Lindenhayn, presidente da British Petroleum (BP) no Brasil. Executivo de uma das gigantes da indústria energética mundial.

9 – Amazon

Receita: $ 280,5 bilhões; Lucro líquido: $ 11,6 bilhões; Funcionários: 798.000; Sede: Seattle, EUA; Setor principal: comércio eletrônico.


A Amazon atua em várias áreas de comércio eletrônico e consegue atingir um público crescente com produtos intangíveis, como e-books.

Qual é o benefício da Amazon?

A empresa registrou lucro líquido de US $ 8,1 bilhões, ou US $ 15,79 por ação diluída, no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 224% em relação ao mesmo período do ano passado.

10 – Toyota Motors

Receita: $ 275,3 bilhões; Lucro líquido: $ 19,1 bilhões; Funcionários: 359542; Sede: Toyota, Japão; Setor principal: automotivo.


A Toyota conseguiu diversificar em várias áreas da indústria automotiva que vão além dessas. É considerada a primeira empresa a produzir mais de 10 milhões de carros por ano.

Qual é o fabricante de automóveis mais rico do mundo?

Quatro anos depois, em um momento turbulento para o setor, a Toyota recuperou sua posição de liderança como a marca de automóveis mais valiosa do mundo. A japonesa venceu a Mercedes-Benz, hoje tem um valor de US $ 59,5 bilhões, mais de R $ 340 bilhões em conversão direta na cotação de 23 de agosto.

Economia e empreendedorismo em primeiro lugar!

Se você gostou de nosso artigo e quer encontrar mais matérias como esta, fique por dentro do mercado financeiro e aprenda tudo sobre empreendedorismo aqui no Renda Brasileira.

Mostrar comentários (1)