10 dicas de como captar recursos no Terceiro Setor

0 349

Um dos maiores desafios das organizações não governamentais é encontrar recursos para continuar ou expandir seus projetos. Dada a difícil situação financeira de nosso país, tanto as pequenas como as grandes instituições têm algumas dificuldades para captar recursos.

Para mostrar alguns caminhos, o Observatório montou uma lista de 10 dicas para arrecadação de fundos para ajudar sua ONG a crescer e contribuir com a sociedade e o Terceiro Setor.

1 – Planejamento

O primeiro passo para a arrecadação de fundos é um plano estratégico. Saber quanto dinheiro a instituição precisa para operar em determinado período, prestar atenção à contabilidade e desenvolver uma estratégia de marketing e comunicação são exemplos de medidas essenciais para uma boa gestão.

Cada detalhe deve ser pensado e discutido entre os gestores da empresa, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. A partir da análise da situação da ONG, inicia-se o processo de planejamento para a arrecadação de fundos.

Como você ganha dinheiro com uma ONG?

Embora uma ONG não tenha interesse financeiro, i. H. não desenvolve atividades lucrativas, é necessário dispor de recursos para financiar suas atividades. Em outras palavras, a captação de recursos é algo que deve ser considerado em conjunto com o processo de criação da ONG, pois é fundamental para o seu funcionamento.

2 – Editais

Numerosas empresas privadas, nacionais ou internacionais, empresas sociais e fundações continuam a abrir portas para financiar projetos que contribuam para a sociedade. Alguns anúncios públicos são temáticos e selecionam projetos específicos.

Esses temas variam muito dependendo dos objetivos da financiadora, como direitos humanos, cultura e sustentabilidade. Encontrará vários avisos no nosso site e poderá ver qual é o mais adequado para apresentar um projeto na sua instituição. Os preços são quase sempre elevados e podem ser em outras moedas, como dólares e euros.

Que tipo de editais existem?

Os anúncios públicos podem ter nomes diferentes, especialmente porque existem tipos diferentes: o que muda dependendo do nome é o objetivo e o objetivo. Alguns exemplos muito comuns incluem concursos para concursos públicos, concursos, rescisões, concursos para obras ou serviços.

3 – Eventos

Hospedar um evento pode parecer mais caro do que arrecadar fundos, mas não é exatamente o caso. Cada ação da sua instituição pode se tornar uma apresentação para o voluntário e para quem quiser se tornar um.

Um espetáculo musical, um espetáculo de dança, uma feira gastronômica, projetos com a participação dos participantes da organização são sempre bem-vindos no terceiro setor. Para arrecadar dinheiro, você pode vender convites e até criar bazares.

Como funciona um jantar de caridade?

Via de regra, são oferecidos atrativos e até a venda de diversos itens. Tudo isso com o objetivo de fazer doações a causas sociais e instituições que tratam de problemas relacionados.

4 – Financiamentos coletivos

As ferramentas de crowdfunding online, ou crowdfunding, têm ganhado destaque não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Existem diversos sites para esse tipo de captação de recursos, as taxas de administração variam de uma para outra, mas ainda é uma das melhores formas de arrecadar recursos. A plataforma de chute é a maior dessa categoria aqui no Brasil, mas existem outras como vakinha, catarse e Juntos.com.vc.

Qual é o papel de um fundo de crowdfunding?

O crowdfunding criado pela reforma eleitoral de 2017 será usado oficialmente pela primeira vez em uma campanha eleitoral local. Com isso, eles têm mais apoiadores, mais pessoas que se identificam com suas preocupações e por isso querem contribuir com os candidatos nessas eleições.

5 – Campanhas de doação

Uma boa arrecadação de fundos requer um planejamento de comunicação, o que foi mencionado no primeiro tópico. Elementos como as redes sociais, o site e o vídeo institucional demoram e devem ser considerados na campanha.

Para se ter uma ideia, existem mais de 1.500 milhões de usuários somente no Facebook, quase 100 milhões deles somente no Brasil. Use a tecnologia que temos hoje e que está evoluindo a cada dia para usar pela imagem da sua instituição.

O que é um Arrecadação de fundos?

Uma campanha de arrecadação de fundos só é necessária se ocorrer um desastre que afete muitas pessoas (incluindo desabrigados e deslocados) e o estado precisar de ajuda para ajudar essas pessoas.

6 – Notas fiscais

Doar por meio de nota fiscal é um processo simples que depende inteiramente da decisão do consumidor. No entanto, esse serviço está disponível apenas para ONGs cadastradas nos programas Nota Fiscal Paulista e Nota Paraná.

Artigos Relacionados
1 De 43

Atualmente existe um aplicativo que permite ao consumidor tirar uma foto do ingresso e fazer sua doação por meio de um aplicativo no smartphone.

Qual é o propósito da nota fiscal?

O que é uma nota fiscal eletrônica e para que serve? A NF-e, nota fiscal eletrônica, é um documento fiscal obrigatório e tem como objetivo regular e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou mercadoria da empresa para um cliente ou fornecedor.

7 – Doadores individuais

Invista na busca de doadores individuais para que sua ONG não dependa exclusivamente da ajuda governamental ou do patrocínio de grandes organizações. Deve haver uma relação de amizade entre o doador e a instituição, pois não basta doar apenas uma vez e depois deixar de lado.

Aqui lembramos a importância de uma estratégia de marketing e comunicação para manter o relacionamento com o doador e poder promover a causa para atrair mais doadores.

Estilo de vida

O que o seu doador perfeito gosta de fazer? Identifique como eles obtêm suas informações para que você possa criar a estratégia certa para alcançá-los. Depois de conhecer seus hobbies, há várias maneiras de apresentar sua mensagem.

8 – Apoio de fundações e empresas

Muitas empresas e fundações privadas estão dispostas a investir em projetos sociais, não só em editais como no segundo tópico desta lista, mas também como patrocinadores.

Ao apresentar um projeto a um potencial investidor, é necessário que esteja bem escrito e planejado e que os gestores acreditem na causa que defendem. O poder de argumentação e o conhecimento do seu “produto” são essenciais.

O que posso oferecer em troca de um patrocínio?

Então, explique tudo o que você pode oferecer ao patrocinador, como: mais visibilidade, presença na mídia, publicidade da marca, aumento de vendas, aquisição de clientes e publicidade de produtos. Após demonstrar os benefícios do patrocinador, mostre objetivamente como ele pode contribuir com o evento.

9 – Processo simples de doação

Ferramentas convenientes que levam menos tempo para doar atraem mais pessoas. As opções simples de doação são, por exemplo, sites com um botão de doação e aplicativos para celular.

Ofereça este tipo de opção para pessoas que desejam contribuir com sua ONG.

Qual é o processo de simplificação?

Um processo nada mais é do que uma série de práticas que nos ajudam a ir do ponto A ao ponto B. Simplificar isso é basicamente como encurtar o caminho. Se o caminho for mais curto, aqueles que precisam trabalhar nele podem fazê-lo com muito mais eficiência.

10 – Diálogo direto na rua

Às vezes parece enfadonho ser abordado na rua por alguém que quer investigar ou pedir uma doação. E pode ser difícil falar com muitas pessoas na rua que estão com pressa no dia-a-dia e que muitas vezes passam por você. Mas esse método ainda é eficaz.

Para você ter uma ideia: De acordo com o empreendedor social Michel Freller, as pessoas que se tornam doadoras por meio do diálogo direto (também conhecido como presencial) doam para a instituição em média por oito anos. Essa técnica é amplamente utilizada por grandes instituições como UNICEF e Greenpeace.

Como divulgar a campanha?

Crie uma imagem simples de sua campanha que possa ser facilmente compartilhada nas redes sociais. Use o Photoshop ou peça a um amigo para fazer isso por você. Inclua uma imagem atraente e um link sobre sua campanha. As imagens têm um grande poder na Internet, faça a sua parte!

* Dica bônus: seja transparente, seja responsável

Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas não doam é a falta de confiança nas instituições. Para mostrar sua credibilidade, disponibilize planilhas e textos explicativos sobre responsabilidade em seu site, mostre ao doador onde o dinheiro dele está sendo utilizado.

Isso faz toda a diferença para garantir a confiança e a lealdade dos doadores.

As melhores dicas da internet!

Se você gostou de nossas dicas para as entrevistas de emprego e quer continuar encontrando as mais diversas dicas sobre como economizar, empreender, investir e se dar bem no mercado financeiro, fique atento ao Renda Brasileira e encontre as melhores dicas da internet em um só lugar.

Deixe um comentário